Pousada Aconchego

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Ivermectina é usada há mais de 40 anos contra verme, parasita e até ácaro: Veja outras indicações


Embora seja desconhecida de muitas pessoas, a ivermectina é um vermífugo responsável por uma das maiores intervenções de saúde em países africanos e da América Latina dos últimos 40 anos. Em razão dos relevantes benefícios para a saúde pública, seus descobridores, William C. Campbell e Satoshi ?mura, em 2015, receberam o prêmio Nobel de Medicina. 

O que é ivermectina? 

Trata-se de um medicamento que faz parte do grupo dos antiparasitários com ação em vários vermes e parasitas como os nematódeos, em especial o Strongyloides stercolaris, além de combater ácaros como o Sarcoptes scabiei, entre outros. 

Em quais situações ela deve ser usada? 

Esse medicamento só pode ser vendido sob prescrição médica. Dada a ampla utilização desse fármaco por mais de 60 anos, ele é considerado muito seguro.

 Contudo, é importante que você faça o uso racional desse remédio, ou seja, utilize-o de forma apropriada, na dose certa e por tempo adequado. 

A ivermectina pode ser usada nos seguintes infecções, também chamadas de infestações: 

* Estrongiloidíase intestinal, causada por Strongyloides stercolaris; 

* Oncocercose, cuja origem é o parasita Onchocerca volvulus;

 * Elefantíase (filariose), cuja origem é o Wurchereria brancrofti;

 * Lombriga (ascaridíase), causada pelo Ascaris lumbricóides;

 * Sarna (escabiose), originada pelo ácaro Sarcoptes scabiei; 

* Piolhos (pediculose), causada pelo ácaro Pediculus humanus capitis. 

O seu médico pode também indicar esse fármaco para cuidados dermatológicos. Há também apresentações de uso veterinário. 

Entenda como ela funciona

A ivermectina possui excelente farmacocinética, ou seja, é bem absorvida no trato gastrointestinal, até que chega ao seu alvo, efetua sua ação e se transforma em um produto a ser eliminado (metabolização). Ao finalizar sua tarefa, ela é excretada pela via fecal e renal, em um período estimado de 12 dias. 

Gracinda Maria D'Almeida e Oliveira, farmacêutica e professora da PUC-PR, explica que, quanto à farmacodinâmica, ou seja, seu mecanismo de ação, "a ivermectina age contra os parasitas e vermes por meio da paralisação tônica, ou seja, atua imobilizando suas musculaturas. Isso faz que eles morram e sejam eliminados do organismo". 

Conheça as apresentações disponíveis 

Revectina® é a marca de referência da ivermectina. Mas você pode encontrar as versões genéricas. A apresentação disponível é comprimido 6 mg (dose única).

Embora o medicamento seja bastante seguro, é importante que ele seja utilizado somente sob orientação médica. Uma das características da ivermectina é que ela deve ser dosada de acordo com o peso corporal.

 Além disso, somente o médico poderá identificar que tipo de parasita se busca eliminar, qual seria a dose ideal para você e, sobretudo, se haverá, ou não, necessidade de repetição do tratamento ou de uma terapia que combine medicamentos.

Em geral, o remédio começa a fazer efeito a partir de 4 horas de seu uso. 

Quais são as vantagens e desvantagens desse medicamento? 

Ao ser comparado com outros fármacos com o mesmo efeito, as principais vantagens são a sua alta eficácia contra os Strongyloides, o tempo curto da terapia e a reduzida possibilidade de efeitos colaterais, o que lhe confere segurança.

 Na opinião do farmacêutico Marcelo Polacow, vice-presidente do CRF-SP, outra excelente vantagem é que a ivermectina é indicada para a pediculose (infestação por piolho). "Essa dermatose tem alta incidência no Brasil. Produzida pelo Pediculus humanus capitis, ela pode ser tratada com dose única, cuja administração, por via oral, apresenta benefício em relação aos tratamentos tópicos alternativos", esclarece.

A desvantagem é que embora seja um antiparasitário de largo espectro, quando não é possível fazer um exame para identificar qual é o verme em questão, o medicamento poderá ser usado em associação com outro fármaco.

Ela está incluída na Farmácia Popular? 

Não, mas está na lista da Rename (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais), que elenca quais são os medicamentos necessários para atender aos principais problemas de saúde da população. 

De acordo com Amouni Mourad, docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) e assessora técnica do CRF-SP, é possível que um medicamento não conste da lista da Farmácia Popular, mas esteja na da Rename: "Nesta, estão previstas algumas classes medicamentosas, principalmente para doenças crônicas que necessitam de tratamento de uso contínuo", o que não é o caso da ivermectina.

Saiba quais são as contraindicações 

Ela não pode ser usada por pessoas que sejam alérgicas (ou tenham conhecimento de que alguém da família tenham tido reação semelhante) ao seu princípio ativo ou a qualquer outro componente de sua fórmula. Lembre-se de falar com seu médico antes de usá-la, especialmente se souber que alguém de sua família já teve algum tipo de reação. 

Nas seguintes condições, também, você não deve utilizar esse medicamento: 

- Meningite ou algumas enfermidades que se relacionem ao SNC (Sistema Nervoso Central)

- Doenças que reduzam o sistema de defesa do corpo.

Crianças e idosos podem usá-la?

Sim. A medicação é bem tolerada em todas as faixas etárias. Entretanto, o uso pediátrico só deve ocorrer em crianças acima dos 5 anos de idade e com peso superior a 15 kg. Isso porque ainda não existem estudos científicos que comprovem sua segurança em idades e pesos inferiores aos indicados. 

Quanto aos adultos maduros: não há contraindicação para esse grupo, especialmente porque, em geral, o tratamento é de curto prazo, o que reduz o risco de efeitos colaterais entre eles.

Veja mais em UOL

Com informações de UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas