Pousada Aconchego

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Pesquisa sobre covid19 começa a medir impactos da doença no RN

Foto: Marcelo Lima/IBGE

Cerca de mil potiguares serão entrevistados por telefone semanalmente
O IBGE iniciou a coleta de dados da PNAD COVID-19, versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, no Rio Grande do Norte nesta semanaCom entrevistas por telefone, a pesquisa vai mostrar as consequências da doença no sistema de saúde, na renda, no trabalho e na moradia dos brasileiros.
No Rio Grande do Norte, cerca mil pessoas serão entrevistadas por semana, em 94 municípios, por 43 entrevistadores(as)Em todo Brasil, 193 mil pessoas deverão informar aIBGE sobre a situação da sua casa.
Com os dados coletados, vai ser possível saber, por exemplo: quantas pessoas com sintomas de covid19 procuraram serviços de saúde e quantas ficaram em casa; a quantidade de pessoas, por classe de renda, que recebeu auxílio emergencial; o número de profissionais que estão em regime de teletrabalho (home office) e quantos perderam o trabalho.
“Agora, com essa versão da PNAD, vamos poder compreender a relação entre fatores socioeconômicos e a doença, além de identificar os grupos mais vulneráveis”, explicou Samuel Marques, coordenador estadual da PNAD covid19 no RN.
Os primeiros resultados para o Brasil devem ser divulgados ainda no mês de maio com perspectiva de frequência semanalPara os estados, os resultados serão mensaisO levantamento é fruto de parceria entre o IBGE e o Ministério da Saúde.

Contato
A PNAD covid19 utilizará exclusivamente telefone (celular ou fixo) para entrar em contato com os entrevistados(as)“Os entrevistadores do IBGE podem usar o Whats App para agendar uma ligação por telefone”, disse Marques. Na mensagem, serão informados os meios para verificar a identidade do entrevistador(a)0800 721 8181 e www.respondendo.ibge.gov.br. Vale destacar que o IBGE não pergunta CPF, RG nem senhas aos entrevistados (as).

Plataforma Covid19
O IBGE também preparou uma plataforma virtual com pesquisas e mapas interativos para ajudar autoridades públicas e sociedade civil no enfrentamento da covid19. No site www.covid19.ibge.gov.br , qualquer cidadão pode acessar estimativas de densidade de domicílios ocupados, deslocamentos da população em busca de serviços de saúde e outras informações
 
www.covid19.ibge.gov.br
Confira as ações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no apoio no combate à COVID-19.
Como saber se uma ligação é do IBGE?
- Acessar o site www.respondendo.ibge.gov.br e digitar dados do entrevistador(a) do Instituto, como nome completo ou RG, na área de busca.
- Ligar para 0800 721 8181 e checar se quem está ligando para você trabalha no IBGE. Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h. Sábados, domingos e feriados, 10h às 14h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas