Pousada Aconchego

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Ministério da Saúde lança estágio para alunos da saúde


O Governo Federal lançou edital para estágio de estudantes da área da saúde que queiram trabalhar no combate ao coronavírus. “O Brasil conta comigo” é o nome dado à ação que recruta estudantes de Medicina, Fisioterapia, Farmácia e Enfermagem para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS). 
Podem participar alunos matriculados em instituições de ensino superior, públicas e privadas, que integram o sistema federal de ensino, cursando o 5° e 6° ano de Medicina, além de alunos do último ano dos cursos de graduação em Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia. Os estudantes deverão reforçar de forma prioritária a atuação na Atenção Primária à Saúde do SUS, conforme informou o Ministério da Saúde. 
Durante o estágio supervisionado, eles receberão uma bolsa equivalente ao salário mínimo (R$ 1.045) para a carga horária de 40 horas semanais e meio salário (R$ 522,50) em cumprimento de 20 horas semanais. O estágio garantirá uma pontuação de 10% no ingresso de programa de residência do Ministério da Saúde no prazo de dois anos, além do certificado de participação.
Os alunos do 1° ao 4° ano dos cursos de Medicina e os alunos dos cursos de Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem que não estejam cursando o último ano também poderão participar da iniciativa. Nesses casos, poderão obter desconto em mensalidade concedida por instituição de ensino superior privada a que esteja vinculado.
Todos os trabalhos serão supervisionados por profissionais da área de atuação de cada estudante. O Banco do Brasil irá fornecer o pagamento das bolsas de forma online em apoio à ação.
Para participar 
O cadastro dos alunos poderá ser feito via endereço eletrônico http://sgtes.unasus.gov.br/apoiasus/ a partir desta quinta-feira (02/04), com o preenchimento da “Ficha do Aluno”. Ao ser chamado, por meio de correspondência eletrônica, o aluno deverá se apresentar em até 48h no estabelecimento de saúde indicado. Os estudantes também poderão atuar nas áreas de clínica médica, pediatria e saúde coletiva, de acordo com as especificidades de cada curso.
Os estados, municípios e estabelecimentos de saúde privados, sem fins lucrativos, que prestam serviços ao SUS, também devem aderir à ação estratégica pelo endereço eletrônico http://sgtes.unasus.gov.br/apoiasus/, por meio das secretarias de saúde. As inscrições são feitas na parte acadêmica para preenchimento do formulário “Ficha do Gestor”, seguida das outras etapas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas