Pousada Aconchego

quarta-feira, 11 de março de 2020

Jovem de 22 anos morre após sofrer choque elétrico em lavadora de roupas

Fabrícia Rocha Vieira, de 22 anos | Foto: Cedida


Uma mulher identificada como Fabrícia Rocha Vieira, de 22 anos, morreu, na noite dessa terça-feira (10), após sofrer uma descarga elétrica enquanto utilizada uma máquina de lavar roupas. O caso aconteceu em Mossoró, no Oeste Potiguar.
De acordo com informações de testemunhadas, a jovem estava sozinha em casa lavando roupas quando acabou sofrendo o choque. Algumas pessoas que estavam na rua não ouviram qualquer barulho. A morte só foi constatada quando o marido da vítima entrou na residência e se deparou com a esposa caída ao chão.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda chegou a ser acionado para fazer o socorro de Fabrícia, mas em vão. A Polícia Militar fez o isolamento do local e equipes do ITEP e da Delegacia de Plantão da Polícia Civil realizaram os procedimentos necessários.
Fabrícia era natural de Caraúbas, no interior do Rio Grande do Norte, mas atualmente morava em Mossoró. Ela havia casado recentemente. 
Cuidados com energia elétrica
A Companhia Energética do RN (Cosern) disponibiliza uma série de dicas de segurança no site do órgão para que a população evite situações propícias para choque elétrico, especialmente dentro de casa. Fique atento:
Chuveiro elétrico
Para não ter problemas com o chuveiro elétrico, é importante que a instalação seja feita de maneira correta, com o fio terra do equipamento conectado diretamente ao aterramento da residência. Conectá-lo em pregos na parede do banheiro, no fio neutro da Coelba, ou no cano d'água são procedimentos perigosos. Além disso, não mude a chave de regulagem da temperatura enquanto toma banho, pois se houver vazamento de corrente elétrica, o risco de levar um choque é muito grande.
Dimensionamento e reposição de fusíveis
Os fusíveis são as proteções existentes contra a sobrecarga ou curto-circuito nas instalações elétricas. Devem ser dimensionados para a corrente que circula em sua casa. Fusível queimado não deve ser substituído por moeda, papel laminado ou fio. Agindo assim, você está retirando a proteção de toda a instalação, podendo provocar incêndio e danos nos eletrodomésticos.
Aterramento de componentes elétricos
Aterramentos mal dimensionados são grandes causadores de acidentes. O aterramento correto é feito com haste de cobre e por profissional qualificado (eletricista), e representa mais segurança para você e maior vida útil para seus equipamentos.
Sinal de vazamento de corrente
Não coloque a sua vida em risco. Percebendo qualquer vazamento de corrente (formigamento) ou defeito nos interruptores, não manuseie estes equipamentos. Evite o contato direto com a corrente elétrica. Antes de fazer qualquer reparo nas instalações elétricas de sua casa, desligue o disjuntor ou chave geral. Use sempre ferramentas adequadas (com cabos isolados). Em caso de acidente doméstico por choque elétrico, a primeira coisa a fazer é desligar o disjuntor ou chave geral. Se isso não for possível, deve-se tentar afastar a pessoa do condutor de energia usando objetos isolantes (como canos de plásticos, pedaços de madeira seca ou sapato com solado de borracha). Em serviços de grande porte, chame um profissional qualificado.
Perigo na porta de casa
Portões e cercas energizadas constituem um grande perigo, tanto para quem passa na rua, quanto para os próprios moradores, pois coloca em risco a vida das pessoas.
Uso de tomada ("t")
O benjamim não deve ser utilizado em caráter definitivo, pois pode sobrecarregar o sistema, dando origem a princípios de incêndio e a problemas nas instalações elétricas.
Ligado na tomada
Para ligar um eletrodoméstico na tomada, segure no plug (parte rígida isolante) e nunca no fio. Não tente fazer improvisações, como desencapar os fios e conectá-los diretamente na tomada. Sempre que ligar um eletrodoméstico, não se desligue da segurança.
Troca de lâmpadas
Quando for trocar uma lâmpada à noite, não esqueça de iluminar bem o local com o auxílio de velas ou lanternas. Durante a troca, segure a lâmpada pelo bulbo (parte de vidro) e nunca pelo soquete (parte metálica).
Secar roupa atrás da geladeira
Não faça da pressa uma inimiga da segurança. Não use a parte de trás da geladeira para secar roupas. Desta maneira, você sobrecarrega o aparelho, aumenta o consumo de energia e ainda corre o risco de levar um choque.
Portal da Tropical

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas