Pousada Aconchego

sexta-feira, 6 de março de 2020

Alistamento militar no Exército em 2019, teve um aumento de 18,6% no RN


O Rio Grande do Norte registrou 14.409 alistamentos militares junto ao Exército Brasileiro (EB) em 2019. O número é 18,6% maior que em 2018, quando 12.149 jovens se apresentaram ao alistamento.
Segundo o banco de dados do Exército, Natal é a cidade com o maior número de alistamentos no Rio Grande do Norte. As Juntas Militares da capital alistaram 4.328 pessoas em 2019. O registro é 18,2% maior que no ano anterior, 2018, com um total de 3.662 alistamentos.
Os dados foram obtidos através da Lei de Acesso à Informação (LAI), após solicitação do veículo colaborativo de jornalismo Colaboradados.
Em 2019, ainda de acordo com o Exército, 9.611 jovens foram dispensados do serviço militar ao se apresentarem às Juntas Militares no Rio Grande do Norte. Outras 4.798 pessoas seguiram no processo seletivo para a incorporação militar. Os dados sobre quantos jovens foram efetivados no Exército não foram divulgados.
Procurada pela reportagem, a representação do Exército no Rio Grande do Norte não tem informações sobre a explicação na alta dos alistamentos.
O Serviço Militar inicial tem duração de 12 meses, podendo ser reduzida de 2 meses ou dilatada até 6 meses. O valor mínimo do soldo (salário pago ao soldado recruta) é de R$ 956. Todo cidadão brasileiro do sexo masculino no ano que completa 18 anos é obrigado a prestar serviço.
Atualmente, o alistamento militar pode ser feito acessando o endereço eletrônico das Forças Armadas ou indo até a Junta de Serviço Militar mais próxima da residência. Após isso, o jovem será submetido à próxima fase que é a seleção Geral. Nesta fase são realizados exames médicos, teste de aptidão intelectual e entrevistas. A atividade visa a selecionar os candidatos que serão designados para as organizações militares de acordo com os seus perfis e região.
O alistamento deve ser realizado por todo jovem brasileiro, do sexo masculino, no período de 1º de janeiro ao último dia útil do mês de junho do ano em que o cidadão completar dezoito anos, na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência. Caso esteja residindo no Exterior, deverá procurar as Embaixadas do Brasil.
Estão dispensados pessoas com algum tipo de incapacidade moral, os que estão cumprindo sentença por crime doloso, portadores de deficiência física definitiva, bem como os jovens que são o arrimo de família, legalmente casado ou tenha filhos. Além disso, são liberados integrantes da denominação Testemunha de Jeová, desde que encaminhe processo de isenção.
Em todo o Brasil, ainda de acordo com as Forças Armadas, de um total de 1,6 milhão de jovens convocados em 2019, em torno de 90 mil foram selecionados para o serviço militar obrigatório. Neste montante, os jovens são distribuídos para compor o quadro do Exército, Aeronáutica e Marinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas