Pousada Aconchego

sábado, 18 de janeiro de 2020

RN tem previsão de inverno chuvoso depois de sete anos de seca


Os primeiros dias de janeiro registraram um volume de chuvas 104,4% superior ao esperado para este período no Rio Grande do Norte. A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) informou que a média de precipitação foi de 59,7 mm, enquanto que a esperada era de 29,2 mm.
A mesorregião Agreste foi a que registrou o maior percentual, onde choveu 69 mm, enquanto que era esperado um volume médio de 22,2 mm. Isso corresponde a um aumento de 212,9% no volume de chuva. O município de Barcelona, que fica na região, registrou, por exemplo, mais de 150 mm em apenas um dia chuvoso neste período.
Esses dados foram apresentados nessa quinta-feira (16), durante reunião sobre as perspectivas para o inverno de 2020, promovida pela Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca do Rio Grande do Norte (Sape), no auditório da sede da Emparn, localizada em Parnamirim.
O chefe da Unidade Instrumental da Emparn, Gilmar Bristot, fez uma apresentação sobre o balanço das chuvas na primeira quinzena e as perspectivas para o inverno no semiárido potiguar. Ele explicou que no mês de janeiro, climatologicamente ocorrem as precipitações da pré-estação chuvosa ocasionadas por sistemas meteorológicos como Vórtice ciclônicos de altos Níveis (VCANS), Restos de Frentes Frias e Linhas de Instabilidades Convectivas (LIC). Esses sistemas, que são típicos de meses quentes, transitam sobre a região Nordeste e podem ou não ocasionarem precipitações, sendo que essas pancadas de água são normalmente fortes, localizadas e de pouca duração.
“Neste ano, tivemos a ocorrência de dois eventos com atuação de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. O primeiro logo no princípio do mês e um segundo entre os dias 6 e 10 de janeiro. As chuvas observadas devido a atuação do sistema, foram significativas, com valores superiores os 100mm acumulados ”, destacou Bristot.
A análise pluviométrica do período aponta ainda que o acumulado de chuvas até  50mm foi observado nas Microrregiões do Litoral Sul, Vale do Assú e Seridó Ocidental. No restante do estado predominaram precipitações com valores acima de 50mm com destaque para as regiões da Grande Natal, Trairi e Alto Oeste.
Perspectivas para o inverno 2020
As atuais condições oceânicas e atmosféricas indicam para o Rio Grande do Norte, a tendência das chuvas ocorrerem dentro ou acima da média histórica na região semiárida potiguar.
“As previsões são as melhores possíveis, com expectativas para o fim de janeiro e início de fevereiro que teremos um regime chuvoso bem distribuído, durante toda essa época de precipitação que começa em fevereiro e vai até o fim de março, mas com perspectivas de continuidade até meados de maio, junho. É muito bom, você vê o alívio do agricultor após sete anos de seca”, declarou o Secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do RN, Guilherme Saldanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas