Pousada Aconchego

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

'Dia da Matrícula' acontece dia 3 de fevereiro em todo o RN


As escolas públicas, municipais, estaduais e as sedes das Secretarias Municipais de Educação estarão abertas das 8h às 17h, na próxima segunda-feira, 3 de fevereiro, para matricular e esclarecer sobre ingresso, ou reingresso nas instituições de ensino de todo o Rio Grande do Norte. As mesmas ações ocorrerão também nas Diretorias Regionais de Educação e Cultura (Direc). 
A ação faz parte da campanha ‘Hora da Matrícula’ e é promovida pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do RN (Undime) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seec) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A iniciativa busca mobilizar a rede de ensino para promover matrícula, ou rematrícula nas escolas, unindo as equipes da Busca Ativa Escolar, promovendo o Dia da Matrícula.
O Censo Escolar 2018 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)/Ministério da Educação (MEC) e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2017 (Pnad) mostram que o Rio Grande do Norte tem 50.865 crianças e adolescentes fora da escola; 30.399 não localizadas e 164.435 em distorção de idade e série. 
A fim de combater esse número da evasão escolar por meio da disseminação da campanha, o Undime está disponibilizando no site deles, materiais como: cartaz, faixa, panfletos, spot (para ser utilizado em carros de som), para que instituições de ensino e secretarias de Educação possam baixar e usar para chamar a população para participar do Dia da Matrícula.
“Nos materiais de apoio gráfico foi aplicado o Código QR, para que os pais, ao apontarem a câmera do celular, localizem os contatos telefônicos de todas as secretarias municipais e Direc para identificar a unidade de ensino mais próxima das residências”, reforça  o presidente da Undime, Alexandre Soares Gomes. 
De acordo com Gomes, a iniciativa busca sensibilizar a sociedade para que crianças, adolescentes e jovens sejam matriculados. Ressaltando que o ensino obrigatório começa a partir dos 4 anos, então, se a criança alcança essa idade até 31 de março de 2020, ela necessita ser matriculada. Essa também é hora de retornar à instituição de ensino para os que desistiram estudar. 
O presidente da Undime defende que “o propósito é unir forças e garantir o acesso e permanência na educação”. Ele revela “o estímulo que as secretarias municipais e as diretorias regionais tem feito para promover ações nas escolas e nas ruas, a fim de fazer com que a comunidade se sinta pertencente a instituição. Precisamos assegurar educação pública e de qualidade a todos”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas