Pousada Aconchego

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Prefeito de Ceará-Mirim decreta calamidade financeira no município


O novo prefeito de Ceará-Mirim, Júlio César (PSD), empossado no último dia 23 de dezembro, convocou uma coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira, 30, para prestar contas e declarar estado de calamidade pública-financeira no município.
De acordo com o prefeito, a situação foi causada pelo estado em que recebeu as contas da prefeitura, onde 98% dos prestadores de serviço estariam sem receber. Júlio César garantiu o pagamento dos servidores públicos ainda nesta semana.
“Nós recebemos o município sem combustíveis, com transportes bloqueados, falta de insumos em hospitais e a cidade estava coberta de lixo. Vamos trabalhar para reverter essa situação”, afirmou o prefeito. Ele também comentou com preocupação sobre os bloqueios que o orçamento está sofrendo, causados por dívidas anteriores.
O decreto de calamidade foi assinado e deverá ser publicado no Diário Oficial do município. A medida garante à Prefeitura o poder de executar medidas especiais sem autorização do Poder Legislativo, como por exemplo, a realocação de verbas e cortes de serviços para priorização em outras áreas.
Três dias de gestão
Em apenas três dias de gestão, Júlio César afirma que tem realizado uma corrida para balancear as contas do município. “Emergencialmente, já realizamos um mutirão de limpeza para limpar a cidade, anunciamos o novo comando da Guarda Municipal, escolhido democraticamente pelos próprios agentes, de forma inédita em Ceará-Mirim, vamos inaugurar a nova sede da guarda que atenderá nossas praias”, explicou.
Sobre a questão financeira, a prefeitura informou que enviou um Projeto de Lei, em regime emergencial, para a Câmara dos Deputados, para possibilitar que o município receba recursos que estão sendo partilhados pelo Governo Federal com os entes federativos. A Prefeitura também aguarda receber valores oriundos de emendas parlamentares.
Esporte, Cultura e Lazer
“Pela primeira vez em alguns anos, Ceará-Mirim terá festa de réveillon e nossa estratégia não trará nenhum custo para os cofres públicos. Estamos apoiando, divulgando e organizando eventos da própria população. Vamos seguir assim até o carnaval, apoiando bloquinhos de rua. Além de buscar junto a Fundação José Augusto a reabertura do Museu Nilo Pereira e fomentar projetos de cinema na rua, nas praias e nas praças”, concluiu.
Gestão transparente
Após os anúncios do início da gestão e explicações sobre a situação financeira do município, o gestor respondeu a perguntas feitas pelos jornalistas e pela população, através da Live reproduzida no Facebook. O prefeito garantiu que a transparência será maior durante a sua gestão.
“Corremos contra o tempo e temos limitações, mas vamos trabalhar 24 horas para o melhor de Ceará-Mirim. Queremos desenvolver um trabalho a favor da população”, afirmou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas