Pousada Aconchego

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Em chegada emocionante, queniano ganha a São Silvestre na última passada. Veja fotos

FOTO: PAULO PINTO/FOTOS PÚBLICAS

A São Silvestre de 2019 teve uma das chegadas mais emocionantes da história. A vitória da prova masculina foi definida no último passo, a centímetros da linha de chegada. O queniano Kibiwott Kandie iniciou uma arrancada nos metros finais e superou Jacob Kiplimo, de Uganda, que dominou a prova e controlava o ritmo quando foi surpreendido pelo forte final do concorrente no instante decisivo.
Em um dos desfechos mais improváveis, o queniano arrancou para a vitória já na reta de chegada, na Avenida Paulista. Os dois primeiros colocados despontaram desde o início da prova e se distanciaram dos demais adversários. Já no meio do trajeto para frente, o ugandense Kiplimo abriu vantagem e controlava o ritmo para uma chegada que parecia ser tranquila.
No entanto, ele foi surpreendido por uma arrancada fulminante do queniano Kandie. O corredor de número 71 apertou o passo e ultrapassou o concorrente no metro final. Na passada, ele até mesmo se encolheu para não esbarrar no adversário quando os dois ficaram lado a lado. [Veja sequência de fotos da ultrapassagem ao fim desta matéria]
O primeiro brasileiro a cruzar a linha de chegada foi Daniel do Nascimento, em 11.º lugar. Marilson Gomes dos Santos, em 2010, foi o último brasileiro a vencer a corrida. Em 95 edições, o Brasil soma 29 vitórias, contra 15 do Quênia.
A prova feminina teve um domínio total da queniana Brigid Kosgei A atleta de 25 anos disparou desde o início e manteve distância segura das demais competidoras, com cerca de até 200 metros de frente. Estreante na São Silvestre, ela manteve um ritmo forte e só se preocupou com as concorrentes quando procurava olhar para trás para ver se estava ameaçada.
A supremacia de Brigid já era esperada. A queniana bateu em outubro deste ano o recorde mundial da maratona. Em Chicago, a corredora marcou o tempo de 2h14min04 e superou um recorde que durava 16 anos. A atleta tem no currículo vitórias em 2019 na Maratona de Londres e em outras três meias maratonas. Em grande fase, ela fechou com o tempo de 48min54, apenas alguns segundos acima do recorde.
RECORDE
A São Silvestre teve a participação recorde de 35 mil corredores. Com o fim do horário de verão, a tradicional prova teve a largada antecipada em uma hora para evitar o forte calor. Os atletas da elite tiveram de acordar mais cedo para chegar à Avenida Paulista e se preparar para percorrer o trajeto de 15 km pelas ruas da capital paulista. A elite feminina começou o trajeto às 7h40, pouco antes do início do pelotão masculino, que partiu às 8h05.
Resultado do feminino
1º lugar – Brigid Kosgei (Quênia)
2º lugar – Sheila Chelengat (Quênia)
3º lugar – Tisadk Nigus (Etiópia)
Resultado do masculino
1º lugar – Kibiwott Kandie (Quênia)
2º lugar – Jacob Kiplimo (Uganda)
3º lugar – Titus Ekiru (Quênia)
Sequência de fotos da vitória do queniano

São Paulo SP 31 12 2019 Chegada espetacular na São Silvestre de surpresa de Kibiwott Kandie, que ultrapassou Jacob Kiplimo nos últimos segundos da São Silvestre. Foto Paulo Pinto /Fotos Publicas
São Paulo SP 31 12 2019 Chegada espetacular na São Silvestre de surpresa de Kibiwott Kandie, que ultrapassou Jacob Kiplimo nos últimos segundos da São Silvestre. Foto Paulo Pinto /Fotos Publicas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas