Pousada Aconchego

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Carnatal: Começa nesta semana mais uma edição da maior micareta do Brasil

Foto: Divulgação/Carnatal

Na reta final para abertura do Carnatal 2019, prevista para acontecer entre os dias 12 a 15 de dezembro, a preocupação dos organizadores da festa – um dos carnavais fora de época mais tradicionais de todo o país – é a de pensar como será o trabalho para celebrar a de edição de 30 anos, que vai acontecer em dezembro de 2020.
“Hoje, nós estamos na reta inicial para o Carnatal 30 anos. E é sempre assim, pois estamos sempre pensando no planejando da festa seguinte. O trabalho é feito para agregar valores e diferenças, com vistas à melhoria da cidade e que, principalmente, seja interessante para o folião. A festa deste ano será a base para a festa do próximo ano”, detalha Roberto Bezerra, diretor de Destaque Promoções, que está à frente da folia desde o início das atividades.
Para este ano, como acontece desde 2014, a festa vai acontecer na área externa do Estádio Arena das Dunas. Foi montado um percurso de três quilômetros para o tradicional “Corredor da Folia”, com mais de 300 metros, margeado por arquibancadas e camarotes. A expectativa para os quatro dias é de que mais de 250 mil pessoas circulem na região.
Roberto Bezerra explica que o largo da Arena das Dunas é, hoje, o único espaço para grandes eventos de Natal. Segundo ele, a festa deve manter a parceria com o espaço para os próximos anos. “Não temos como pensar no Carnatal fora da Arena das Dunas. Aliás, Natal hoje não tem espaço para realizar grandes eventos, a não ser aquela área. A cidade tem o espaço geográfico muito ocupado, é muito adensada, e não temos grandes praças ou largos. Qualquer grande evento terá de ser realizado na região do estádio”, justifica.
Ainda de acordo com ele, a festa tem uma taxa de crescimento de 5% por ano. Roberto Bezerra detalha isso está relacionado com os ajustes com os custos agregados ao evento. “Chega a movimentar, no total, algo no entorno R$ 11 milhões em faturamento bruto”, diz ele.
Para fazer a máquina funcionar durante os quatro dias de evento, a festa contará com o trabalho de 3.850 pessoas. Segundo a coordenadora geral do Carnatal, Iracy Azevedo, toda a estrutura da festa está pronta nesta terça-feira, 10, já com os testes de iluminação e sonorização realizados. “Tudo estará pronto para que o folião possa desfrutar da festa com toda a segurança e conforto”, detalha.
Segundo ela, o primeiro dia de evento vai registrar aproximadamente 30 mil pessoas. Já no sábado, principal dia de público, mais de 50 mil pessoas devem passar pelo largo da Arena das Dunas. “Isso é fantástico. Apesar do grande número de pessoas em um mesmo local, a cidade não vai parar, e não há transtornos para o funcionamento dos serviços públicos”, detalha.
Uma das novidades para este ano será a instalação de passarelas para facilitar o acesso dos foliões durante o percurso. Um dos equipamentos dará acesso para a Estação Skol, na área central, e a segunda dará acesso aos camarotes particulares. Além disso, os bares, banheiros e ambulantes estarão espalhados em pontos estratégicos da festa dar suporte aos foliões.
A Estação Skol terá ampla área de convivência – bares, food park e banheiros exclusivos –, além de dar acesso ao palco central. O local será o encerramento dos blocos e também terá shows.

Segurança e responsabilidade social

Os quatro dias de Carnatal 2019 vão contar com um amplo esquema de segurança. A Polícia Militar terá 450 homens atuando no entorno da Arena das Dunas. Outros 100 policiais rodoviários federais também irão trabalhar no evento. “Terão a presença de 1 mil seguranças privados”, explica Iracy Azevedo.
Segundo ela, a organização opera para garantir conforto e uma festa sem preocupações para os participantes do carnaval fora de época. “O nosso folião é o termômetro dos nossos serviços. É o nosso foco. Quando há erros, nós consertamos com eles. A nossa festa tem uma característica interessante: é aberta para autocrítica. Trabalhamos com a emoção das pessoas, mas com respeito aos profissionais envolvidos e com respeito aos parceiros”, reforça.
Vale lembrar que o Carnatal conta com o “Abadá Social”, que oferece desconto de 50% no valor do ingresso inteira. Este desconto está condicionado à doação de 2kg de alimentos não perecíveis, no ato da compra de cada abadá, ao Armazém da Caridade, localizado na zona Oeste de Natal.
Ela lembra, ainda, que a festa tem responsabilidade social e ambiental. É, inclusive, o primeiro evento cultural potiguar a ter licença ambiental de operação. “Somos pioneiros na coleta seletiva de resíduos. Há uma cooperativa que atua na coleta de materiais metálicos e plásticos”, comemora a coordenadora.
Iracy Azevedo cita ainda outras ações sociais que ocorrem antes do início da festa. “O Carnatal é uma festa solidária. Há, também, responsabilidade social, pois temos ações de coleta de sangue, arrecadação de alimentos – em 2018 foram obtidas 30 toneladas de alimento”.

Percurso de quatro horas

Os foliões irão percorrer duas vezes todo o percurso do Carnatal 2019. Isso vai representar 4 horas de música e alegria. Para abrir a folia, com uma das vozes mais tradicionais do Carnatal, o baiano Bell Marques vai liderar o bloco “Vumbora”. Ainda no mesmo dia, a cantora Alinne Rosa vai comandar os trabalhos do bloco “O Vale”.
No segundo dia de festas, o largo da Arena das Dunas vai tremer com a trinca formada por Bell Marques (Vumbora), Durval Lelys (Me Abraça) e Cláudia Leitte (Largadinho). A sexta-feira também terá a estreia da do bloco “Solta o Parango”, da banda baiana Parangolé.
No sábado, Bell Marques terá o terceiro dia trio. Em seguida, é a vez de Saulo Fernandes com o bloco “Ô Baiuno”, com seu axé melódico. A terceira atração é o cantor Léo Santana, com o bloco “Vem Com o Gigante”. Fechando a programação, o Bloco Bicho – o mais antigo bloco do Carnatal –, capitaneado por Ricardo Chaves.
A festa se encerra no domingo, com o segundo dia de Ricardo Chaves e de Léo Santana. O dia marca a chegada de uma das atrações mais esperadas, Ivete Sangalo, que lidera o bloco Village. A edição será encerrada com a dupla Rafa e Pipo Marques, no bloco “Vumbora Day”.
Para garantir um lugar nas arquibancadas, os abadás estão sendo vendidos na Central do Carnatal, no Natal Shopping, na iByte do Midway Mall (1º piso) e pelo ingressorapido.com.br. A entrega dos abadás começara a ser feita a partir desta terça-feira, 10, na Central do Carnatal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas