Pousada Aconchego

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Natal lança programa voltado à saúde do homem


O prefeito interino, Paulinho Freire, instituiu o Programa Municipal de Saúde do Homem e o Dia da Saúde do Homem.  A lei nº 6.974 foi publicada nesta quarta-feira (27) no Diário Oficial do Município. A data será comemorada anualmente no dia 15 de junho e o programa contará com atendimento multidisciplinar, com o intuito de esclarecer a população sobre os riscos, cuidados, medidas de prevenção e combate às doenças do sistema urinário e reprodutor masculino.
Com o programa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará atendimento e exames clínicos referentes às doenças que tenham maior incidência nos homens, de acordo com a faixa etária. Para isso, os hospitais e unidades de saúde serão responsáveis por avaliar e acompanhar pacientes do sexo masculino a partir dos dois anos de idade.
Aos dois anos, será feita a localização dos testículos no escroto. Ao completar três anos, a criança passará por uma análise para verificar a existência de fimose. Aos 14 anos, será verificado nos adolescentes se há presença de varicocele. Já ao completar 20 anos, os pacientes realizarão exames como: ecocardiograma, teste ergométrico e ultrassom para prevenção do sistema escrotal. Enquanto aos trinta anos, os homens farão exames para avaliar a dosagem de colesterol, triglicérides, glicemia e ácido úrico.
A lei orienta que o Estado promova campanhas de divulgação para desenvolver nos homens o hábito de passar por consultas com urologista e para prevenir doenças como o câncer de próstata. Além disso, as campanhas servirão para alertar a população masculina quanto aos exames necessários, suas periodicidades, bem como combater a ignorância e o preconceito sobre estas doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas