Pousada Aconchego

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

EXTREMOZ: UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE ESTARÃO ABERTAS NESTE SÁBADO PARA O "DIA D" DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO


As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estarão abertas neste sábado (19), das 8h às 17h, para o 'Dia D" de vacinação contra o sarampo. 
Esta é uma iniciativa do Ministério da Saúde (SMS) com o apoio das secretarias de Estado (SES) e do Município (SMS) de Extremoz.
A estratégia é vacinar as crianças entre seis meses e menores de cinco anos, faixa etária prioritária nesta fase da campanha. As crianças devem ser levadas aos postos, preferencialmente, com a caderneta de vacinação para avaliar a necessidade da aplicação da dose e atualização das vacinas.
O sarampo é uma doença altamente contagiosa e pode levar à morte. O calendário nacional de vacinação prevê a aplicação da vacina em duas doses:  a primeira, tríplice viral, aos 12 meses, e a segunda, tetra viral, que protege também contra com varicela, aos 15 meses. Os bebês a partir de seis meses, devem receber a chamada "dose zero", que não é contabilizada no calendário.
Quem deve se vacinar

Bebês de 6 meses a 1 ano incompletos devem tomar a “dose zero”, que é extra. Ao completar 12 meses, devem tomar normalmente uma dose da tríplice viral. Aos 15 meses, devem tomar uma dose da tetravalente.

Pessoas de 12 meses a 29 anos de idade devem ter duas doses da tríplice viral comprovadas. Se não está marcada na carteirinha ou não se lembra, deve procurar uma UBS e regularizar a situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas