Pousada Aconchego

domingo, 18 de agosto de 2019

AVISA, UM PROJETO CRISTÃO QUE TRANSFORMA VIDAS NA CIDADE DE EXTREMOZ


Os missionários evangélicos Luciano Camargo e Glaucia Moraes Camargo fazem um trabalho daqueles de encher o peito de orgulho e de jogar esperança no futuro da humanidade. Desde 2001, quando chegaram a Extremoz, município da Grande Natal, perceberam a necessidade de alfabetização de adultos e crianças e iniciaram uma ação que hoje atende a 57 alunos - entre crianças e adolescentes - que participam de quatro projetos que beneficiam diretamente cerca de 400 pessoas.
Os trabalhos são desenvolvidos pela Associação Amor Vida Saúde Arte – AVISA, fundada pelo casal, que fica localizada no bairro Parque das Flores em Extremoz. “Muitas crianças com idade de 8, 9 e até 12 anos não sabiam ler absolutamente nada quando chegamos aqui, mesmo estando regularmente matriculadas na escola. Começamos então o que seria o projeto piloto e, anos mais tarde, viria a se tornar a AVISA” explica o pastor Luciano Camargo.
Os 4 projetos que estão em andamento hoje na AVISA são “Hoje se Forma o Mundo de Amanhã”, “Qualidade de Vida em Foco”, “Extremoz sem Fome” e o “Alcançando e Transformando Famílias”. Os projetos variam entre ações de alfabetização e reforço escolar, aulas de música, aulas de inglês, cuidados com a saúde e o meio ambiente, auxílio de alimentação para as famílias cadastradas na AVISA e trabalhos em prol do fortalecimento das famílias.
O trabalho coleciona dificuldades e não conta com apoio do poder público. Todas as pessoas que colaboram com as atividades da associação são voluntárias e a maioria já foi beneficiada pelos projetos e hoje colabora como forma de gratidão. “Podemos apenas dizer que temos o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na parceria para realizar o projeto Qualidade de Vida em Foco” diz o pastor Luciano.
Gláucia Moraes, esposa de Luciano, diz que o que motiva tanto o casal quanto todos os colaboradores do projeto é o amor de Deus e o seu mandamento para “amarmos ao próximo como a nós mesmos, bem como a ordem para falarmos em favor daqueles que não podem se defender”, além do desejo de ver “vidas transformadas”.
“A Bíblia Sagrada é o que nos norteia em tudo e cremos que, por isso, temos alcançado tantos resultados positivos na realização de nossos projetos. A sociedade deveria voltar-se para a Palavra de Deus e, com certeza, teríamos um mundo melhor”, garante Gláucia.
MÃO DE OBRA
A principal dificuldade do casal é a de conseguir pessoas para o desenvolvimento dos projetos. Segundo explica o pastor Luciano, não basta saber fazer, querer fazer e ter tempo para fazer. “O voluntário precisa amar as pessoas antes de amar o projeto”, diz Luciano.
Outro enorme obstáculo ao trabalho da AVISA é a parte financeira. Conseguir manter tantos gastos com tão poucos recursos não é tarefa fácil. “Mas, graças a Deus, Ele sempre tem nos suprido. Vem recurso dali, vem de lá, um amigo traz uma doação disso, outro já traz daquilo e a Igreja Cristã Evangélica, que é uma igreja muito pequena, é quem arca com a maior despesa de todos os projetos”, reitera o pastor.
MUDANDO VIDAS
Entre tantos outros exemplos que poderia citar de pessoas que foram alcançadas pela AVISA, Luciano cita o caso de Felipe Genésio de Oliveira (26), que foi alfabetizado pela associação, está se graduando em Educação Física e hoje é voluntário como coordenador de esporte e recreação, além de auxiliar na alfabetização.
“A associação foi muito importante pra minha vida, eu comecei a estudar lá quando eu tinha aproximadamente 9 anos, quando o projeto nem era ainda chamado AVISA. Fui alfabetizado, aprendi os ensinamentos do pastor Luciano e de Gláucia e isso influenciou na minha a vida acadêmica, profissional e pessoal”, confirma Felipe.
Ele disse se sentir privilegiado em poder repassar o que aprendeu em um lugar que fez toda a diferença na vida dele. “As crianças de hoje são o futuro, e na associação eles estão mudando de vida, no caráter, na formação como pessoas e com o exemplo de vida que temos do casal Luciano e Gláucia”, reitera o jovem.
O irmão de Felipe, Fabiano Genésio, é outro exemplo de aluno que foi alfabetizado no projeto e está concluindo o curso de Ciências Contábeis na UNP. Hoje ele exerce a função de vice-presidente da AVISA.
SONHOS
Questionado sobre qual é seu maior sonho, o pastor Luciano pensa no próximo. “Conseguir remunerar a todos que se dedicam ao projeto, especialmente os voluntários que desde os primeiros anos estão se dedicando para que o projeto se tornasse o que é hoje”, diz.
Outro grande sonho é conseguir uma sede própria para desenvolver melhor as atividades e “quem sabe alcançarmos outras localidades no Rio Grande do Norte”, idealiza o pastor.
Quem se interessar em ajudar o trabalho da AVISA pode entrar em contato diretamente com o pastor Luciano Camargo, através do telefone (84) 98876-8967.


Grande Ponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas