Pousada Aconchego

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

EM SUA MENSAGEM ANUAL, PREFEITO JOAZ OLIVEIRA ENUMERA A REALIZAÇÃO DE OBRAS AGUARDADAS HÁ MAIS DE 20 ANOS PELA POPULAÇÃO DE EXTREMOZ



O prefeito de Extremoz, Joaz Oliveira, foi até à Câmara Municipal de Extremoz na manhã desta terça-feira (19), para a abertura dos trabalhos legislativos de 2019, ocasião em que fez a leitura da mensagem anual do Executivo Municipal à Câmara. Em sua mensagem, o prefeito fez um relato da situação de dificuldades em que encontrou o município no início de sua gestão, fez um balanço positivo das ações realizadas nos dois anos de governo e destacou importantes obras aguardadas há mais de 20 anos pela população de Extremoz.

“Estamos entrando em mais um ano, em que teremos a grande missão de conduzir o nosso povo pelo melhor caminho.  Caminho de dignidade; prosperidade e paz. E com isso mais uma vez nos vem à responsabilidade de tomar a decisão mais acertada em favor do nosso povo”, disse o Prefeito Joaz iniciando sua fala.

Dentre as ações realizadas, o prefeito destacou a reabertura do Hospital Municipal Presidente Café Filho, no primeiro dia de sua gestão e a sua manutenção com recursos próprios; a drenagem de Barra do Rio, a urbanização da Lagoa de Extremoz, a dragagem da Vala da Manduema, a construção dos quiosques de Pitangui, perfuração de oito novos poços e quatro que estão sendo perfurados, a construção do Clube Estrela do Mar (obra em andamento), pavimentação da Ladeira do Murici e do Conjunto Parque das Jaqueiras (1ª etapa), reforma e iluminação de lâmpada LED do Estádio de Futebol, a pavimentação da BR 101 até a Praia de Genipabu – obra conseguida junto ao governo do Estado, iluminação da estrada de Pitangui e de várias comunidades, as reformas de todas as unidades básicas de saúde, abertura de novas vagas em escolas e creches para estudantes, além de investimentos no turismo, na segurança pública, infraestrutura, entre outras ações.

“Quando entrei aqui pra nossa primeira mensagem, não tínhamos a noção precisa do desafio que estava por vir. Os sinais apontavam verdadeiro caos administrativo, que iam de milhões em dívidas, meses de salários atrasados, além da falta de vagas para os alunos da rede pública sem expectativa de abertura de novas vagas; Hospital fechado, obras abandonadas, até lixões que se acumulavam nas esquinas da cidade. Um triste quadro a se lembrar.”, disse o prefeito em um trecho de sua mensagem.

E encerrou dizendo: “É inegável os avanços que tivemos em dois anos de gestão. Claro que ainda há muita coisa a ser feita, mesmo porque estamos a dois anos de administração, mas chegaremos a transformação para nossa cidade”, Joaz Oliveira.

Participaram da solenidade vereadores, secretários municipais e a população em geral.






MENSAGEM NA ÍNTEGRA


Excelentíssimo Senhor Presidente, senhora e senhores vereadores, cumprimento, ainda, todos os moradores e cidadãos presentes neste evento solene de abertura dos Trabalhos Legislativos para 2019 com a mensagem do Poder Executivo a esta Casa e aos cidadãos de Extremoz.

Para iniciar nossa fala preciso aqui atribuir a Deus toda Honra e toda Glória por tudo que fomos capazes de realizar, reconhecendo publicamente a nossa limitação, pois sem Ele nada podemos fazer. E a Ele é dado todo o poder. É assim que acredito, e para tanto venho aqui expressar minha gratidão a Deus pela saúde; pelos livramentos; pela família; pelos amigos; pela palavra de encorajamento que revigora nossas forças; pelo povo que me entregou nas mãos para cuidar, essa tão Grande missão. Agradeço, ainda por todos vocês. Cada um de seu jeito tem nos apoiando e ajudado da melhor forma possível para a melhor condução de nossa cidade.

  Quando entrei aqui pra nossa primeira mensagem, não tínhamos a noção precisa do desafio que estava por vir. Os sinais apontavam verdadeiro caos administrativo, que iam de milhões em dívidas, meses de salários atrasados, além da falta de vagas para os alunos da rede pública sem expectativa de abertura de novas vagas; Hospital fechado, obras abandonadas, até lixões que se acumulavam nas esquinas da cidade. Um triste quadro a se lembrar. E ao assumir, não havia como resolver todos os problemas de uma única vez, mas vocês me deram a oportunidade de aprender para acertar. E comecei uma longa jornada em busca do conhecimento, passando a estudar cada caso de modo disciplinado e dedicado para poder cumprir o nosso dever de apresentar as melhores soluções para os diversos problemas encontrados. E aprendi muito com todos desafios que foram postos. Posso assegurar que fui dedicado a leitura e aberto ao aprendizado, e passei a compreender conceitos, estratégias de Gestão Pública com muito mais profundidade, e o mais importante, os resultados já começam a aparecer.  Imagino que estão ansiosos para ouvir o que temos a dizer dos dois primeiros anos da nossa gestão. Posso afirmar que tomamos decisões difíceis, mas que geraram bons resultados para o futuro da nossa cidade.

   Fomos determinados ao trabalhar, e realizamos, ainda, ações esperadas há muitos anos. Onde iremos mencionar várias ações do nosso governo. No Centro e conjuntos demos início a recuperação do Pelotão de Extremoz, e disponibilizamos duas Amaroks, abastecidas diariamente pelo Município, e após a aprovação de lei autorizativa por esta casa, formalizamos o convênio e priorizamos a ação de fortalecimento da Polícia Militar que outrora sofria com viaturas quebradas ou como era dito pelos policiais, viaturas baixadas; iniciamos ainda a construção do Clube Estrela do Mar, obra esperada por mais de 10 anos; fizemos o acesso e urbanização da Lagoa na entrada da cidade, na Passagem da Vila, pois há décadas que a população não podia ter acesso a Lagoa para confraternizar com os amigos e familiares e agora tem um acesso digno e urbanizado para levá-los. Inclusive, onde tem ocorrido vários eventos culturais e esportivos. Já que no último teste a Lagoa estava com bom resultado de balneabilidade. Conseguimos ainda com o Governo do Estado a sopa cidadã, dando alimento de qualidade por apenas R$ 0,50 ( cinquenta centavos ) a quem mais precisa; abrimos ainda  o  nosso Hospital Presidente Café Filho, tirando nosso povo da humilhação de pedir para ser atendido em UPA de outra cidade, onde quase sempre era negado o atendimento, e já são quase 90 mil atendimentos desde a abertura; criamos novos espaços infantis, instalando parquinhos em várias localidades; iluminamos a entrada da Passagem da Vila; implantamos várias novas rotas de alternativos e conseguimos mais ônibus para atender os usuários dos novos conjuntos; recuperamos e colocamos lâmpadas de led no Estádio Municipal José Zacarias de Melo, onde já foi realizado o primeiro campeonato integrado de futebol, e dessa vez podendo haver jogos marcados também no período noturno, que é o período mais crítico para ociosidade de jovens que não ter opção de lazer e podem adentrar no mundo das drogas. Lembramos ainda, do calçamento do Parque das Jaqueiras, esperado por mais de 20 anos pelos moradores; perfuramos 08 novos poços localizados na Praia de Santa Rita (onde a água era de péssima qualidade), Central Park I, Comum, Real Park, Village, Alto da Bela Vista, Central Park Clube e Barro Vermelho (Capim). E quatro que estão sendo perfurados, na Praia de Pitangui, Campinas, Jardins e Contendas, melhorando o abastecimento de água e realizamos ainda vários eventos no Centro da cidade e até recebemos pela primeira vez turistas de outro Estado para conhecer nossa história.  Além disso realizamos a Feirinha Cultural, o Bolero de Ravel na Lagoa; Queima de Fogos, valorizamos o artista da terra nos eventos juninos e no carnaval e fizemos o maior desfile da nossa história com a participação de escolas públicas e privadas; bandas, militares, dentre outros.

E não para por aí, na educação reformamos e equipamos várias escolas, entregamos fardamentos para os alunos, já abrimos em 2 anos o que não foi aberto nos últimos 8 anos, quase 1.500 novas vagas para os alunos da rede pública municipal; além disso, após recuperar o PDDE das escolas e o recurso da merenda escolar, verbas suspensas, devido à ausência de prestações de contas da gestão anterior, como medida de eficientização da educação, implantamos o ponto eletrônico; descentralizamos o recurso da Merenda Escolar e manutenção das escolas; e criamos novas rotas para os ônibus escolares. Fizemos, ainda, várias capacitações de professores e merendeiras e expandimos o atendimento aos alunos portadores de necessidades especiais, tendo resultados concretos como a participação e premiação de aluno especial em campeonato. Na saúde, ainda recuperamos e equipamos postos de saúde, o que elevou a nossa nota do PMAQ de 6.1 em 2015 para 9.6 em 2017, e também o elogio público pelo Conselho de Enfermagem que apresentou Extremoz como município a ser seguido. Passamos ainda a disponibilizar exames de Ultra-sonografias e Raio X no próprio hospital, e melhoramos o atendimento no Centro de Especialidades médicas, disponibilizando médicos psiquiátrico, cardiologista, e na agricultura foram realizadas também importantes ações, tais como, a entrega do carro da agricultura familiar, um novo trator, serviços de cortes de terra, beneficiando vários agricultores da nossa cidade, a tão importante ação da Dragagem da Vala da Manduema, esperada por mais de 20 anos; conseguimos com o Governo do Estado, a recuperação da RN que passa por Pedrinhas, Grutas e Boca da Ilha, além da Iluminação da entrada de Capim; o calçamento da Ladeira do Murici que está em fase de conclusão, eventos culturais, infantis; esportivos,  como a primeira corrida da Zona Rural e o evento do dia das crianças, dentre outras ações.

No nosso litoral também podemos apresentar o grande legado que estamos construindo nas nossas belas praias, contrariando o fator histórico de que as gestões municipais não lembravam das praias, começamos por realizar diversas ações em favor do nosso litoral, por exemplo, em Redinha Nova foram realizados mutirões para iluminação daquele bairro, onde de uma única vez foram mais de 600 postes feito manutenção, pois tratava de demandas reprimidas há anos, além de ações de piçarramento e desobstrução dos bueros; em Santa Rita começamos por iluminar a entrada, o que era um antigo desejo da população, e fizemos através do SAAE a perfuração de um poço, resolvendo um problema de mais 30 anos esperado pelos moradores de Santa Rita. Foram feitos, ainda, mutirões de limpeza e até instalação de Parques infantis e a mais importante obra foi realmente a perfuração do poço que deverá dá água mineral para os moradores. A população de Santa Rita deixará de usar água escura, devido à alta concentração de ferro, passando ao uso de água mineral. Em Genipabu, iluminamos a entrada; iniciamos a ordenação da praia; conseguimos o retorno dos receptivos, gerando emprego e renda e conseguimos com o Governo do Estado a recuperação da RN de acesso à Genipabu, dentre outras ações. Em Barra do Rio também fomos zelosos, e conseguimos o calçamento do acesso às balsas com o Governo; fizemos a desobstrução do muro que limitava o acesso dos usuários às balsas, resolvendo definitivamente esse transtorno que atormentava os balseiros; foi feito ainda a realização de eventos culturais em Barra do Rio, perfuramos mais um poço para melhorar o fornecimento da água potável à comunidade, e realizamos através do SAAE, a obra mais esperada da comunidade que foi a Drenagem de Barra de Rio, e a praça da Fonte, obra esperada por mais de 40 anos pelos moradores; fizemos mutirões de limpeza e instalamos parques infantis, dando opção de laser para as famílias; em Graçandu, também houve avanços quanto a diversas ações da Secretaria de Infraestrutura, como melhoria nas estradas, iluminação e perfuração de poço que em breve deverá proporcionar acesso a água encanada, algo esperado pelo moradores e veranistas há anos; as ações se estendem ainda a nossa querida praia de Pitangui, começamos pela construção dos quiosques de Pitangui, esperado há mais de 20 anos, além da construção do apoio ao Pescador, Praça da Figueira, Iluminação da entrada de Pitangui, da rotatória, passando por Contendas e chegando até Pitangui, conseguimos ainda para Pitangui um Restaurante Popular com o Governo do Estado, onde são disponibilizadas 600 refeições diárias, o que deu dignidade há muitas famílias e a trabalhadores que com apenas R$ 1,00 pode fazer uma refeição digna. Pitangui foi palco ainda de vários eventos apoiados pela prefeitura, gerando economia para aquele local.
No censo do ID CRAS (Indicador de Desenvolvimento do Centro de Referência de Assistência Social), realizado pelo Ministério de Desenvolvimento Social, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atingiu a média de 4,33, obtendo a melhor avaliação nos últimos cinco anos. Lembrando que a nota máxima é 5. Implantamos o Programa Criança Feliz. Implantamos a portal transparência conforme orientação do MP e TCE; conquistamos o Selo Diamante de Bom pagador do Tribunal de Justiça do RN que passou a homenagear os municípios que cumprem suas obrigações referentes aos repasses mensais para o pagamento dessas dívidas.


As ações que apresentamos é uma prestação de contas do que fizemos, e aproveito para dizer que importantes obras ainda estão por vir e que anúncio que faremos em breve o concurso para a Guarda Municipal de Extremoz e peço a todos que possamos nos unir, deixando os conflitos ideológicos ou políticos de lado para de mãos dadas podemos continuar ajudando nosso povo.

JOAZ OLIVEIRA

Prefeito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas