Pousada Aconchego

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Porcos vindos do Ceará são sacrificados no RN


O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) sacrificou 35 porcos em Mossoró, no Oeste Potiguar. Os animais não tinham documentação zoossanitária e eram transportados em um caminhão vindo do Ceará, onde foram registrados focos da Peste Suína Clássica, doença contagiosa e fatal dos suínos.
A operação do Idiarn ocorreu na última quarta-feira, 5. De acordo com o instituto, a eutanásia dos animais respeitou as normas sanitárias, com o descarte correto das carcaças, além da desinfecção de toda a propriedade e materiais utilizados na ação.
“O Idiarn tem como uma de suas funções garantir a sanidade dos rebanhos do Rio Grande do Norte. Seguimos trabalhando com atenção e rapidez na fiscalização para manter a agropecuária do nosso Estado resguardado”, afirmou o diretor geral, Camillo Collier.
A Peste Suína Clássica é causada por um vírus que acomete porcos e javalis. Os animais infectados apresentam febre alta, lesões avermelhadas pelo corpo e uma elevada mortalidade. Devido a focos da doença no estado vizinho, o trânsito de suínos do Ceará está suspenso para as demais regiões do País.
“Ações como essa, garantem a integridade dos nossos rebanhos, ajudando a manter a doença fora do Rio Grande do Norte. Agradecemos as informações fornecidas pela população que tem papel fundamental na denúncia do trânsito clandestino de animais e seus produtos”, explicou o Diretor de Defesa e Inspeção Sanitária do Idiarn, Renato Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas