Pousada Aconchego

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Aluno do SENAI/CTGÁS-ER conquista vaga para a WorldSkills Competition, na Rússia


O aluno do SENAI/CTGÁS-ER, Raimundo Nonato Luz Farias conquistou a vaga de representante brasileiro para as disputas da ocupação “Instalações Hidráulicas e de Aquecimento”, na WorldSkills Competition. Trata-se do maior torneio de educação profissional do mundo. A edição de 2019 será em agosto, na cidade de Kazan, na Rússia. No Brasil, as seletivas nacionais foram organizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Raimundo Nonato Luz Farias é aluno do CTGÁS-ER há dois anos e está no curso de Técnico em Mecânica. Para ser o representante do país na etapa internacional da WordlSkills ele passou por uma série de fases nas seletivas nacionais.
Primeiro, o aluno participou da etapa escolar, sendo classificado para etapa nacional, que foi realizada em Aracaju (SE), em agosto. Nesta fase Raimundo Nonato ficou com a medalha de ouro.
Conforme regulamento, os dois primeiros colocados precisam passar por uma nova avaliação, que foi feita neste mês de dezembro, em Brasília. Mas uma vez o aluno do CTGÁS-ER manteve o desempenho que garantiu o primeiro lugar e, consequentemente, a vaga entre os estudantes que estarão na delegação Brasileira da WorldSkills 2019, marcada para os dias 22 a 27 de agosto do próximo ano, em Kazan, na Rússia.
Nas provas da seletiva nacional, os jovens tiveram que executar tarefas do dia a dia do trabalho na ocupação. Os medalhistas de ouro são treinados pelo SENAI para que possam representar o Brasil na competição internacional de educação profissional. Mais de 60 países devem participar da disputa em 2019.
Na WorldSkills, os competidores – jovens de até 22 anos – são desafiados a cumprir tarefas que simulam o cotidiano nas empresas, em áreas que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviços.
A delegação brasileira deverá ter 51 competidores oriundos de Alagoas, da Bahia, do Distrito Federal, de Mato Grosso, de Minas Gerais, do Paraná, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Norte, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, de São Paulo e de Sergipe.
WorldSkills
Realizada a cada dois anos, a WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo. Os melhores alunos de países das Américas, Europa, Ásia e África e Pacífico Sul disputam medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviço.
Eles precisam demonstrar habilidades individuais e coletivas para responder aos desafios de suas ocupações dentro de padrões internacionais de qualidade.
Há mais de 65 anos, a WorldSkills reúne jovens qualificados de todo o mundo, selecionados em olimpíadas de educação profissional de seus países, realizadas em etapas regionais e nacionais.
A cada edição da WorldSkills, o Brasil participa com um número maior de competidores e melhora sua classificação no quadro de medalhas. Em 18 participações, o país já acumulou 136 medalhas.
O Brasil conquistou o 2º lugar em três edições: Shizuoka (Japão), em 2007; Londres (Inglaterra), em 2011, e Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), em 2017. Desde 1983, os alunos do SENAI integram o time brasileiro na WorldSkills. Naquele ano, dois alunos da instituição competiram com jovens de 18 países.
A primeira medalha do Brasil, uma prata na ocupação de Tornearia, foi conquistada em 1989, em Birmingham, na Inglaterra.

Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas