Pousada Aconchego

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Lutador potiguar vence campeonato mundial de Jiu-Jistsu em Abu Dhabi

Kiko Galvão / Cedida
Bruno Barreto mora há um ano nos Emirados Árabes Unidos

Morando há pouco mais de um ano nos Emirados Árabes Unidos, no Golfo Pérsico Asiático, o potiguar Bruno Barreto, de 38 anos, comemora a melhor fase da carreira no jiu-jitsu. Ele se sagrou campeão mundial da categoria até 94 quilos e, além disso, é um dos treinadores das Forças Armadas daquele país.
O título mundial aconteceu praticamente “em casa”. Ele disputou o torneio em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, entre os dias 23 e 26 de abril, contra 24 atletas de todo o mundo. “Foi meu segundo título mundial”, aponta.
O atleta se sagrou campeão pela Federação dos Emirados Árabes Unidos de Jiu-Jitsu (UAEJJF). Ele detém também um título pela Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF).
Na grande final, ele venceu o também brasileiro Iuri Ribeiro. Com a vitória, Bruno Barreto é o atual líder da categoria. Pela UAEJJF, ele soma 17 vitórias e apenas uma derrota.
Ele se mudou para o Oriente Médio após receber o convite do irmão, o também lutador Thiago Barreto. “Moramos aqui em Abu Dhabi pela falta de apoio e valorização do nosso esporte [no Brasil]. Por aqui, o esporte é supervalorizado. Tenho muito reconhecimento”, compara.
Bruno diz que o Rio Grande do Norte é um grande celeiro de atletas do esporte, que não têm a devida atenção do público e dos patrocinadores. “Sempre foi uma grande fábrica de talentos e com grandes exemplos. Nossos atletas ganharam o mundo e grandes eventos. Pena que os mesmos tenham que tentar a vida fora por falta de patrocínio para participar de grandes eventos pelo mundo”, reclama o lutador.
O potiguar é um dos líderes da Academia CheckMat, uma das mais importantes para o Jiu-Jitsu no Rio Grande do Norte. “Continuo ligado à academia e sigo coordenando as ações por aqui nos Emirados Árabes. Em julho, eu pretendo passar 35 dias em Natal. Vou reencontrar com a minha turma”, revela.
Em Abu Dhabi, ele trabalha para as Forças Armadas. “Faço parte de um grupo seleto de professores que dão aula para um grupo especial, o Comando Group”, detalha.
Ele diz que sente saudades da vida em Natal, mas que a distância é amenizada pela presença dos familiares. Hoje, Bruno mora em Abu Dhabi com a esposa, uma filha, os pais e o irmão. “A saudade é menor por conta disso”, revela.
Segundo ele, a rotina diária segue com as aulas e treinos. Ele revela que recebeu convites para mudar para as Artes Marciais Mistas (MMA), mas que, por enquanto, não vê interesse no novo esporte.
“Admiro o MMA e já recebi propostas. Vi muitos atletas migrarem para esta modalidade, porém continuo acreditando no jiu-jitsu, pois é o que amo fazer”, finaliza o lutador potiguar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas