Pousada Aconchego

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Em sessão solene, Câmara de Natal celebra 15 anos do PROERD

Foto: Verônica Macedo


Resistir às drogas, à cultura da violência, à falta de políticas públicas de educação, cultura, esporte e lazer para a juventude. Essa mensagem foi ecoada na Câmara Municipal de Natal, nesta terça-feira (24), durante uma sessão solene em homenagem aos 15 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas, o PROERD, que leva educação e cidadania para as escolas. Na ocasião, personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do Programa receberam diploma meritório pelos relevantes serviços prestados à sociedade.
Com o lema “Educar para Prevenir”, o PROERD constitui a versão brasileira de uma iniciativa norte-americana surgida em 1983 e que hoje está presente em cerca de 60 países. No Brasil, o programa foi implantado inicialmente em 1992, no estado do Rio de Janeiro, e atualmente é desenvolvido em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, gerido sempre pelas polícias militares.
Em seu discurso, a vereadora Júlia Arruda, propositora da solenidade, disse que a iniciativa faz manter viva a esperança num futuro melhor para as crianças e adolescentes, longe das drogas e conscientes do seu papel na sociedade. “Meu cumprimento especial a todos os coordenadores, instrutores e facilitares que se dedicam a essa missão tão nobre e digna de todo o nosso reconhecimento; deixo meu abraço em cada criança, adolescente e cada família que foi positivamente impactada por esse programa da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte”, destacou.
“Feitos que nos enchem de orgulho e que se traduzem em vidas. Afinal, está mais do que provado que a educação é o único caminho para a mudança social. E ao dialogar diretamente com professores, alunos, pais e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência na escola e fora dela, o PROERD é a efetivação dessa política de prevenção, educação e cidadania. Portanto, desta Casa Legislativa, recebam todas as honrarias e, de nós, toda gratidão e admiração”, completou a parlamentar.
De acordo com o tenente Romão Inácio, que coordena o PROERD, ao longo de 15 anos foram alcançados mais de 200 mil alunos em todas as regiões do Rio Grande do Norte. “Trata-se de atividades que ensinam valores sociais aos estudantes, reforçam a autoridade dos professores e auxiliam na condução de problemas vivenciados por crianças e adolescentes no ambiente familiar”.
O Comandante da Polícia Militar do RN, Osmar José Maciel de Oliveira, disse que o reconhecimento da Câmara Municipal de Natal é um incentivo a mais para que o trabalho continue avançando. “Quando o legislativo municipal mais importante do estado aborda a questão com tanta sensibilidade, mostra que setores da classe política estão empenhados na luta por uma sociedade de paz”, comemorou.

Agora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas