Pousada Aconchego

sábado, 28 de janeiro de 2017

Prefeitura de Extremoz vacina agentes de turismo contra a febre amarela







Prefeitura de Extremoz vacina agentes de turismo contra a febre amarela

Devido ao surto de febre amarela na região Sudeste do país, com mais de 80 casos confirmados só no Estado de Minas Gerais, a Secretaria de Saúde de Extremoz iniciou uma ação de prevenção para vacinar os agentes de turismo que estão em contato direto com pessoas que chegam de outras regiões. A ação foi iniciada nesta quinta-feira (26) com a vacinação dos balseiros de Barra do Rio e dos profissionais do Bar da Lagoa, em Pitangui.

A Secretaria de Saúde de Extremoz lembra, no entanto, que a população em geral não precisa se preocupar com a doença, já que o Rio Grande do Norte - assim como os estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo e Rio de Janeiro - está fora da chamada Área Com Recomendação de Vacina.

“O que estamos fazendo é uma prevenção a mais a esses agentes, pois são pessoas que estão em contato direto com quem vem de outras regiões do país e do mundo inteiro, sendo assim, é tido como um público mais vulnerável. Mas, ressaltamos, o Rio Grande do Norte não está em uma área de risco”, disse a secretária de Saúde Alainy Simões.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), o Ministério da Saúde recomenda a vacinação a toda pessoa que reside em Áreas com Recomendação da Vacina contra febre amarela e pessoas que vão viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata dentro dessas áreas.

Para as pessoas que necessitam se deslocar para Estados onde há recomendação de vacina contra a febre amarela, a recomendação é que procurem os postos de saúde com antecedência mínima de dez dias para se vacinar.

Transmissão

A febre amarela apresenta dois ciclos de transmissão: urbano e silvestre. Até o momento, todos os casos confirmados na região Sudeste foram de ciclo silvestre, que é habitual em macacos, que transmitem a doença ao serem picados pelos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, que residem na mata. Ao picar macacos doentes, esses mosquitos se contaminam com o vírus da febre amarela e assim se tornam vetores da doença, podendo transmiti-la para outros macacos e para humanos que entram em contato com ambiente de mata.

No ambiente urbano, o transmissor da febre amarela passa a ser o mosquito Aedes aegypti (responsável também pela transmissão da zika, chikungunya e dengue). No entanto, as ações de saúde realizadas periodicamente no país têm conseguido evitar que a doença chegue na área urbana. O último registro de transmissão da doença em área urbana data de 1942.



Fotos: Canindé Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas