Pousada Aconchego

terça-feira, 11 de abril de 2017

“Pegamos Extremoz abandonada e endividada”, revela prefeito Joaz Oliveira

Prefeito de Extremoz Joaz Oliveira

O prefeito de Extremoz, Joaz Oliveira (PR), entra em seu quarto mês gerindo o município enquanto ainda trabalha para estabilizar as situações dos setores. Ferrenho crítico da administração anterior, Joaz fez um balanço do que conquistou até agora como prefeito de Extremoz. Para o jovem Chefe do Executivo, os maiores problemas encontrados – a princípio – foram a grande dívida deixada com o funcionalismo e a deficiência na coleta de lixo na cidade.
“Infelizmente, Extremoz vinha abandonada em vários aspectos, principalmente com relação aos serviços essenciais. Pegamos a cidade cheia de lixo. A coleta não vinha sendo feita há muito tempo de forma regular. Foi uma dificuldade para tirar o lixo da cidade, pois o único aterro a que o município poderia entregar aquele lixo estava inadimplente. A cidade passou Natal e Ano Novo com muito lixo espalhado pelos distritos, mas conseguimos coletar todo aquele acúmulo gerado desde a gestão anterior. Chegamos a coletar em um mês o equivalente a mais de três meses de lixo Hoje a coleta está regular”, celebra. “Também identificamos uma dívida alta com os servidores do nosso município, com o INSS consignado – ao todo, eram R$ 10 milhões de dívidas. Fizemos um parcelamento que impactará mensalmente o município em quase R$ 500 mil, mas conseguimos colocar os salários em dia: pagamos janeiro; fevereiro antes do Carnaval; pagamos março também em dia e já pagamos parcelas do acordo. Hoje todos os servidores do município estão novamente com sua situação regular. Seguimos em frente para regularizar as dívidas junto aos servidores e colocar o município em dia. E a partir daí podemos fazer investimentos importantes para o município crescer. Resgatamos a dignidade dos servidores e, consequentemente, podemos cobrar e organizar os serviços”.
Outro setor observado por Joaz e cujos resultados prévios foram bastante comemorados pelo prefeito é a Saúde. Logo em seu primeiro dia de gestão, Joaz cuidou para que o Hospital de Extremoz, que estava fechado, fosse reaberto para a população. “O hospital estava há muito tempo fechado devido a inadimplências com médicos e setores do hospital e que fomos resolver. Atendeu-se em apenas três meses mais de 6 mil pacientes”, conta, em entrevista ao Agora Jornal, ressaltando, também, sua atenção para as melhorias no serviço público de Extremoz. “Estamos implantando o ponto eletrônico em todos os prédios públicos de Extremoz, o que dará mais organização e fará com que o serviço público seja mais eficiente”.
“Em três meses, elevamos Extremoz no cenário nacional do Turismo”
Com belas praias como as de Extremoz, da Redinha Nova, Santa Rita, Genipabu, Graçandu, e Pitangui, o município se destacaria no setor de Turismo. Este, porém, não era o caso de acordo com Joaz, por falta de apoio e divulgação – problema que ele está tentando contornar, a começar pela exibição do estande da cidade durante o FEMPTUR (Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN), ocorrida no último fim de semana.
“Um dos pontos que estamos dando ênfase agora é o Turismo. Antes não havia apoio algum, e agora já conseguimos levar Extremoz ao cenário do Turismo no nosso estado e país. O município teve representação no maior evento do setor da América Latina, em São Paulo. Estávamos lá, exibindo nossas belezas naturais e fazendo parcerias com empreendedores. Também aparecemos no Fórum do Turismo, no Centro de Convenções, e todos os moradores e pessoas que atuam no Turismo – empreendedores e comerciantes – estão muito otimistas e crentes de que Extremoz terá vez e voz no Turismo do Rio Grande do Norte”, explica Joaz.
De olho nos benefícios que o Turismo pode trazer para Extremoz, o prefeito aproveitou para destacar o que tem feito para melhorar este aspecto da cidade. “Tínhamos a necessidade de ter mais limpeza nas praias; organizações em alguns setores, além da divulgação das nossas belezas naturais. Sabemos da importância da publicidade para que a cidade seja lembrada como uma rota importante do nosso estado”, avalia.
“Abrimos 400 novas vagas para os alunos da nossa cidade”
Apesar de todas as melhorias que tem conquistado para Extremoz, Joaz Oliveira busca parcerias e acordos com diferentes entidades, incluindo o governo estadual e o federal. Como ele mesmo diz, “Sozinho, Extremoz não tem como resolver todos os seus problemas”. Joaz afirmou que esteve reunido com a bancada potiguar em Brasília (senadores e deputados federais) para pedir ajuda com emendas que possam beneficiar, dentre outros setores, a Educação.
“Durante muito tempo, Extremoz não teve construção de novas escolas, e como a cidade vem crescendo muito por ser parte da Região Metropolitana, há uma defasagem muito grande. Em apenas três meses, mesmo com as dificuldades que tivemos e recuperando-se da greve ocorrida na gestão anterior, fizemos todo o esforço necessário e abrimos quase 400 novas vagas para os alunos de nossa cidade. Em Brasília, fomos pedir recursos para construir novas salas de aula e para poder atender esta nova demanda que surge em nossa cidade”, comenta o prefeito de Extremoz.
Já para o Governo do Rio Grande do Norte, o pedido é simples: “Queremos recuperar a nossa Lagoa de Extremoz”. A lagoa vem sendo utilizada para ajudar na escassez de abastecimento que assola a zona Norte de Natal. Joaz pede que a situação seja resolvida o mais rapidamente possível. “A lagoa tem um potencial muito grande e há muito tempo vem em estado de escassez. Boa parte precisa ser recuperada e deve haver um trabalho para ‘redragá-la’. Temos pleiteado isso junto ao Governo do Estado”.
“Iniciativa privada nos ajudará a tirar Extremoz das dificuldades”
A iniciativa privada é mais uma esperança de Joaz Oliveira para melhorar a vida dos cidadãos de Extremoz. Com empreendimentos e parcerias, o prefeito espera poder alavancar a gestão da cidade. Desde já, Joaz explica que tem corrido atrás de métodos para conseguir dar vazão a essas intenções, como, por exemplo, o pedido feito por ele de mais duas novas estações à Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) com o intuito de facilitar a movimentação da massa.
“A iniciativa privada tem sido um dos pontos que considero como válvula de escape para os municípios e para o estado para tirá-los das dificuldades. Assim que assumimos, tivemos uma reunião com 70 empresários, onde falamos da importância do empresariado no nosso município. Nós seremos parceiros deles, para que eles possam empreender. Quero que eles encontrem um ambiente favorável e propício para investir na nossa cidade. Temos o objetivo de firmar parcerias e temos avançado em vários aspectos, como, por exemplo, na construção de algumas estradas que dão acesso aos distritos da nossa cidade. Se houver essa parceria com do setor privado com o público, muitos problemas que os municípios enfrentam poderão ser resolvidos mais facilmente”, finaliza Joaz Oliveira.
Entrevista publicada no portal www.agorarn.com.br e transcrita na íntegra.
Foto: Canindé Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas