Pousada Aconchego

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Leia na íntegra a Mensagem anual do Prefeito Joaz

Foto: Canindé Santos


EXCELENTÍSSIMOS SENHORES MEMBROS DA MESA DIRETORA
EXCELENTÍSSIMAS SENHORAS E SENHORES VEREADORES
DEMAIS AUTORIDADES
SERVIDORES DA CASA
PROFISSIONAIS DA IMPRENSA
MINHAS AMIGAS E MEUS AMIGOS DE EXTREMOZ,
Quero começar, saudando novamente a população do meu querido município de Extremoz. É com muita alegria e confiança que estamos novamente aqui, na Câmara Municipal de Extremoz, para ler, dessa vez, a primeira mensagem como prefeito eleito do município, dando início aos trabalhos legislativos de 2017.
Falo com alegria e confiança porque quase todos os presentes conhecem minha história de vida e, principalmente, minha história política. Nossa luta ao lado de amigos que acreditam no mesmo ideal nos fez estar na Câmara Municipal de Extremoz como vereador, o que muito me orgulhou, e hoje, como prefeito do nosso município pretendo honra-los mais uma vez.
Para chegar até aqui, enfrentamos dificuldades diversas que não enumerarei. Mas sempre o sonho e a percepção de que poderíamos fazer diferente nos impulsionaram para este momento.
Acho oportuno citar Confúcio, que falava que “se quiséssemos conhecer o passado, deveríamos examinar o presente que é o resultado; se quiséssemos conhecer o futuro, deveríamos examinar o presente que é a causa”. O que plantarmos hoje, meus amigos, colheremos no futuro...se plantarmos amor; paz, união, solidariedade e ações com espírito público e compromisso social, colheremos bons frutos e principalmente o reconhecimento do nosso patrão, o povo que nos elegeu.
Então, senhores vereadores, para falar do nosso presente, tenho que falar um pouco do nosso passado.
Quando assumimos nossa candidatura para prefeito de Extremoz, o fizemos em prol daqueles que desejavam um novo modelo de gestão.
Víamos a cada dia, semana e mês, o descalabro que se avolumava em nossa cidade. Tentamos, ao lado de vários vereadores aqui presentes, intervir em benefício dos moradores em situações referentes à saúde, educação, assistência social e vários outros setores. Não éramos ouvidos. Não nos restou outra opção, senão apresentarmos o que acreditamos ainda ser o melhor para o município e graças a Deus, a população nos ouviu.
Mas o que estávamos vendo era apenas a ponta do iceberg e tomou proporções absolutamente gigantescas. O caos estava instalado nos postos de saúde, no hospital, nas escolas, na assistência social, nas finanças, no pagamento dos servidores, na iluminação pública, no lixo, no SAAE, enfim, em todos os setores da administração pública de Extremoz existiam problemas. E problemas graves.
Ao assumirmos o município e nos aprofundarmos na verdadeira situação financeira, até agora, senhoras e senhores, chegamos a cerca de 20 milhões de reais em dívidas das mais diversas possíveis. Do pagamento de servidores, à empresa que recolhia o lixo, ao hospital e chegando até na conta de energia da bomba que fornece água para vários bairros do Município pelo SAAE, com débito de cerca de R$ 6 milhões.
Contudo, a dificuldade que enfrentamos na transição atinge até os dias atuais. As informações que não foram repassadas pela gestão anterior eram necessárias para um melhor planejamento das ações concretas para fazer nossa cidade crescer e apresentar os resultados que almejávamos para curto prazo, mas superaremos, tomando todas as medidas administrativas e judiciais cabíveis e assim logo a nossa população já começará a colher alguns frutos.
É preciso que vocês saibam. É preciso, para vencer esse caos que insiste em nos atacar, que formemos um pacto pelo desenvolvimento de Extremoz.
Pacto esse feito por todos que amam nossa cidade, independente de partidos ou grupos políticos, seremos um só, em uma só voz e em uma só força para ajudar a nossa querida cidade. Precisamos de um pacto que vise tão somente o benefício da coletividade, em favor do Nosso Município, do Município dos vereadores e, principalmente, do Município do nosso povo.
Precisamos estabelecer um Pacto pela reconstrução de Extremoz. E para isso, temos que estar desarmados. Desarmados de vaidades, imbuídos da força e confiança na recuperação de Extremoz.
Nesses 45 dias como gestor, tivemos que nos esforçar dia e noite para resolver problemas crônicos.
Colocamos para funcionar o hospital do município, demanda da nossa população e grande covardia com ela, quando antes não podiam ter um simples atendimento médico. Hoje podem ser atendidos no hospital todos os dias, nas 24 horas do dia. Queremos fazer mais, e faremos, se Deus quiser. Saúde será sempre prioridade na nossa gestão.
Nosso povo estava carente do mínimo de serviços básicos e até de atenção, de um atendimento mais humanizado. Soube de um fato que muito me emocionou: uma senhora levou seu filho até o hospital em um carro de mão, pois sua criança não podia andar, e trouxe uma receita médica com alguns medicamentos prescritos. Logo que o servidor verificou a lista, começou a colocar algumas caixas de medicamentos no balcão e quando a senhora viu que sairia com todos aqueles medicamentos prescritos, logo começou a chorar e dizer que não estava acreditando que levaria aqueles medicamentos todos. Isso nos inspira e nos motiva a continuar lutando por uma melhor qualidade de vida pra o nosso povo, custe o que custar.
O lixo, todos viram e sentiram os odores que acumularam-se nas ruas desde o ano passado. Somente em janeiro, recolhemos quase o equivalente a três meses de coleta regular. Descobrimos débitos altos com as antigas empresas da limpeza e até com o aterro sanitário. Foi um desafio, mas não baixamos a cabeça, por entender que resolver esse problema também fazia parte da nossa missão. Mas por um instante fomos obrigados a conviver com montanhas de lixos e acúmulos nas nossas portas e por mais que quiséssemos retirar o que estava acumulado, tínhamos que destrancar uma porta cuja chave foi escondida, destrancar a porta do Aterro Sanitário que condicionou o recebimento do lixo que produzimos ao pagamento da dívida deixada. Não podíamos pagar, pois nem o recurso da repatriação foi encontrado nas contas da Prefeitura. Nos restou somente fazer mais um parcelamento da dívida, só assim conseguimos amenizar o sofrimento do nosso povo.
A não construção de escolas por oito anos e o grande crescimento populacional fez com que as vagas oferecidas pelas escolas do Município fossem insuficientes, não atendendo boa pare dos alunos da rede municipal. Os pais, para matricular seus filhos, tinham que se submeter a dormir nas filas para ver se conseguiam vagas. Uma triste realidade, Mas que desde que assumimos trabalhamos para apresentar ao nosso povo, com maior brevidade possível, solução para a abertura de novas vagas.
As duas primeiras parcelas do FPM vieram zeradas, devido à dívida deixada de INSS dos nossos servidores. Mais da metade da terceira e da primeira parcela desse mês também foram retiradas. Ou seja, além de milhões em dívidas, as receitas que seriam certas também foram comprometidas, o que mais uma vez nos obriga a fazer um novo parcelamento do INSS dos nossos servidores, o que também é prioridade da nossa gestão, pois trata-se da aposentadoria do trabalhador, um direito sagrado que não pode ser destratado como vinha sendo.
Para completar o quadro, somente agora estamos conseguindo arrecadar o IPTU, porque os carnês não foram produzidos em dezembro, como todos os anos acontecia.
A folha de pagamento estava, além de absurdamente alta, com gratificações e recebimentos indevidos. Descobrimos através de um recadastramento que fizemos no mês de janeiro e as pessoas que receberam indevidamente do nosso município serão chamadas a dar explicações, pois trata-se de dinheiro público e não pertence a um indivíduo só ou um grupo de indivíduos, é um bem do povo, pertence a todos que através dos seus impostos mantêm o Município funcionando para que lhe proporcione uma vida mais digna, com a possibilidade de usufruir de serviços públicos de qualidade.
Agora, o pior de tudo, senhor presidente, é ver nos olhos das pessoas o orgulho ferido pelo que fizeram com nossa cidade.
Mas peço a todos a mesma confiança que depositaram nas urnas. Estamos trabalhando muito para organizar uma casa que encontramos desarrumada e assim poder reconstruir nosso município. E precisamos do apoio de todos nas mudanças que estamos começando a fazer, algumas agradáveis a todos e outras nem tanto, mas todas necessárias para tirar a nossa cidade do quadro em que se encontrava.
Acabei de chegar de Brasília e peregrinar em vários gabinetes da Câmara dos Deputados e do Senado. Por ser a última semana das emendas feitas pelos parlamentares, tirei a timidez e fui pedir a todos que representam o nosso Estado recursos para amenizar a situação em que encontra-se nossa cidade. Fui ainda em alguns ministérios para pleitear investimentos e programas para diversos setores da Administração. Estou bastante confiante de que estamos começando uma grande guinada em direção ao desenvolvimento e posso assegurar que a ida a Brasília trará importantes investimentos para nossa querida cidade Extremoz.
A abertura do hospital foi importante. Já são mais de 5 mil atendimentos em pouco mais de um mês. Agora o foco principal é melhorar o atendimento em todos os postos de saúde.
Como já disse anteriormente, a Saúde será prioridade da nossa gestão e algumas ações relevantes já começamos a executar, como o curso de Vacinação para enfermeiros do Município e também a vacinação de todos os agentes de turismo contra a febre amarela, uma precaução, já que o nosso Estado não está na área e incidência da doença.
Abrimos um canal de comunicação entre as ações desenvolvidas pela administração e o munícipe, colocando assim em prática um modelo moderno de gestão participativa Pela fanpage no Facebook, em que a população pode interagir com a nossa administração.
O turismo vai nos dar em breve grandes resultados. A nossa Secretaria de Turismo já provocou diversas reuniões com vários segmentos que compõem a cadeia do turismo e muito em breve teremos excelentes novidades.
Iniciamos o planejamento estratégico de nossas atividades. Nosso objetivo é que a população participe de forma efetiva da formatação da Loa 2018.
Para tirar nosso município das dificuldades enfrentadas, estamos apostando no desenvolvimento do setor privado, para que seja aumentada a arrecadação e geração de empregos. Para isso, começamos a realizar algumas ações.
Aderimos à RedeSim. Agora as empresas terão facilidade para abrir seus negócios no município, gerando emprego e renda para nossos munícipes. Extremoz era a única cidade do RN que não havia aderido ainda a esse novo modelo que simplifica a abertura de empresas em todo o Estado.
Nos reunimos com mais de 70 empresários e reafirmamos nosso compromisso pelo desenvolvimento de Extremoz, facilitando no que for possível e legal todo o trâmite burocrático para instalação das empresas e desenvolvimento das suas atividades.
A infraestrutura está finalizando o mapeamento de nossos gargalos para subsidiar as demais secretarias, o que derivará em ações na agricultura, pesca, esporte e outros setores importantes.
Consideraremos todos os nossos compromissos de campanha construídos juntos com vocês em várias localidades que visitamos. Uns serão atendidos primeiros e outros a médio prazo, mas usaremos de todo esforço necessário para executar todas as propostas do nosso plano de governo.
Esse é o nosso jeito de fazer política em Extremoz. Com diálogo. Diálogo esse, aliás, que manteremos com a Câmara Municipal, onde me sinto muito bem e com o respeito, apoio e parceria, para que, juntos, construamos um novo caminho para nosso município.
Existe um caminho comum para a Prefeitura e a Câmara. Todos querem o melhor para Extremoz. Sou oriundo dessa Casa e por isso tenho em vocês verdadeiros apoiadores das ações necessárias a ajudar nosso município. E com esse apoio dos senhores vereadores, tenho a certeza da construção conjunta de um futuro repleto de realizações para nossos munícipes.
Ao contrário do que era dito, a Câmara tem um relevante papel na nossa cidade. São vocês que sentem o primeiro impacto das demandas do nosso povo e acredito que ouvindo este poder o Executivo aceitará muito mais.
Por fim, minhas senhoras e meus senhores, me dirijo a vocês, a todos os que nos ouviram atentamente, tenham certeza, o caminho do desenvolvimento de nosso município passa pela parceria entre administração e população. Não existe possibilidade ou caminho diferente desse.
Diante disso, peço que confiem, confiem no trabalho dessa Casa. Que confiem no trabalho dos nossos servidores, dos nossos secretários, no nosso trabalho.
Peço que confiem e participem do pacto pelo desenvolvimento de Extremoz.
Que Deus abençoe os nossos poderes constituídos e o nosso povo...que Deus abençoe a todos.
Muito obrigado!

Joaz Oliveira
Prefeito de Extremoz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas