Pousada Aconchego

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

NASCIMENTO DE BEBÊ EM EXTREMOZ



Desde 1995 as mulheres extremozenses buscavam atendimento para o parto em Natal ou cidades vizinhas
Há 17 anos não nascia criança em Extremoz. A maternidade do Hospital Presidente Café Filho não funcionava desde 1995, ano este que nasceu a última criança na cidade dentro de um hospital. A maternidade voltou a funcionar noúltimo dia 15 em regime de plantão 24h com funcionamento pleno do centro obstétrico para parto normal, pronto-atendimento de urgência e pediátrico. A reforma e a ampliação do hospital consistiu na construção de sala de parto, espaço adequado para o incentivo ao aleitamento materno e trinta leitos.
Desde 1995 as mulheres extremozenses buscavam atendimento para o parto em Natal ou cidades vizinhas. Este também foi o caso de Jaciara Isidia, 32, nas suas seis gestações anteriores, mas, nesta segunda-feira, 17, às 08h40, pela primeira vez, teve a oportunidade de ter o seu sétimo filho, na cidade que reside. A dona de casa, moradora do Centro da cidade falou com emoção sobre a alegria de dar a luz a um cidadão natural de Extremoz. “Essa maternidade é um sonho de muitas mulheres, que finalmente virou realidade. Estou feliz de parir meu filho aqui”, disse.
De acordo com o obstetra de plantão, José Almir, o parto foi considerado normal sem nenhum intercorrência, nascendo um bebê saudável, pesando 3.870kg e 48centímetros de estatura. A equipe médica do centro obstétrico foi coordenada pelo diretor do Hospital, o enfermeiro Mábio Borges, que esteve durante o procedimento acompanhado das técnicas de enfermagem Nilda Maria,Francisca Canela e Klézia Cristina.
Autoestima
“Estamos recuperando a esperança e a autoestima da população de Extremoz. Buscamos parceria com o Governo do Estado e reativamos a maternidade de forma desafiadora. Hoje, nascer filhos de Extremoz já é realidade no nosso município”,comemorou o prefeito Klauss Rêgo.
O hospital, depois de quase 14 anos sem funcionar nos finais de semana como pronto atendimento a Prefeitura de Extremoz instalou novamente o serviço de pronto atendimento diário no hospital em 2009. A unidade foi construída em 1989 para realizar partos, mas o serviço não teve êxito. Depois foi inaugurado oficialmente somente em 1995, onde funcionou com atendimento 24 horas por dia, apenas por um ano, quando teve os serviços paralisados.
A reforma e ampliação do HMPCF teve as obras paralisadas na gestão do ex-prefeito Enilton Trindade, e retomada na atual gestão.
Equipamentos
Parte da compra dos equipamentos hospitalares destinados ao Centro
Obstétrico do HMPCF foi possível através do termo de compromisso firmado entre a Prefeitura de Extremoz, o Ministério Público do Trabalho, Procuradoria Regional do Trabalho e Governo do Estado.
O hospital foi equipado com cama de parto, leitos, mesa ginecológica, aspirador cirúrgico, foco auxiliar cirúrgico, banqueta auxiliar para parto humanizado, carro de emergência, ressuscitador infantil, microscópio, balança digital, esfigmomanometro, sonar fetal, balança antropométrica, laringoscópio, mesa auxiliar, escadinhas, poltronas hospitalares reclináveis, berços pediátricos, mesas cabeceiras, biombo triplo, carros para curativos, carros macas, reanimador silicone, fluxometro e berços aquecidos para unidade de cuidados intensivos.
Com informações e fotos de Gilmara Costa/Canindé Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas