Pousada Aconchego

domingo, 5 de maio de 2019

Inscrições do Enem 2019 começam nesta segunda-feira (06)


Ansioso para fazer sua inscrição no Enem 2019? Relaxe, pois a partir desta segunda-feira, 06 de maio, elas terão início e você já poderá garantir a sua participação na prova mais esperada do ano.


Segundo o Inep, as inscrições serão abertas às 10h, no site do Enem, na Página do Participante. Os interessados em participar do Enem 2019 terão até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 17 de maio para se inscrever. Vale lembrar que o prazo de inscrições não costuma ser prorrogado. 
Outros detalhes sobre o Enem 2019, como as regras do Exame, com o que é permitido e proibido, bem como o conteúdo programático, explicando o que é cobrado nas provas,  podem ser vistos no Edital, que já está disponível. 

Quais documentos são necessários?

Como nas últimas edições, os participantes só podem se inscrever utilizando CPF identidade próprios, já que cada cadastro é único no banco de dados. Também é preciso ter um endereço de e-mail atualizado e um número de telefone celularpara contato via SMS.
Na ficha de inscrição, é necessário preencher com as informações pessoais, endereço, necessidade de atendimento especial, dados de escolaridade e socioeconômicos, local de prova e opção língua estrangeira (se inglês ou espanhol).
Ao realizar o preenchimento desses dados, o candidato precisa prestar muita atenção, já que algumas informações não podem ser alteradas depois, como por exemplo, a escolha do local de prova.

Taxa de inscrição

A taxa de inscrição do Enem 2019 custa esse ano R$ 85 e poderá ser paga até o dia 23 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas, internet banking ou agência dos Correios. 
Ao término do cadastro de inscrição, deverá ser gerado um boleto ao participante, exceto para aqueles isentos da taxa. Só serão confirmadas as inscrições dos estudantes isentos ou que pagarem a taxa no prazo previsto.
Assim como na edição do ano passado, o Inep abriu prazo para pedidos de isenção antes do período de inscrições. Os mesmos foram recebidos entre os dias 1o e 10 de abril. O resultado saiu no último dia 17

Provas

As provas do Enem 2019 estão agendadas para os dias 03 e 10 de novembro, dois domingos seguidos. No total, serão aplicadas 180 questões objetivas, 90 em cada domingo, além da prova de redação.
No primeiro dia de provas (03 de novembro), das 13h30 às 19h, os estudantes deverão produzir uma redação dissertativa-argumentativa e responder 90 questões objetivas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas.
No segundo dia de provas (10 de novembro), terá 5 horas. Isso significa que elas começarão a ser aplicadas às 13h30 e terminarão às 18h30. Os inscritos deverão responder 90 itens de Ciências da Natureza e Matemática.
O gabarito oficial do Enem 2019 deve sair no dia 13 de novembro. O resultado final, com o desempenho dos participantes, em janeiro de 2020.

O que fazer com as notas do Enem?

Utilizando as notas do Enem 2019 é possível que os estudantes ingressem em instituições públicas através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), concorrer a bolsas de estudos integrais ou parciais em instituições de ensino privadas, por meio do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e financiar as mensalidades com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 
Além dos programas do governo para ingresso em universidades públicas, financiamento estudantil e concessão de bolsas de estudos, as notas do Enem 2019 podem ser utilizadas por faculdades (públicas e particulares) em vestibulares específicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas