Pousada Aconchego

terça-feira, 30 de abril de 2019

FÓRUM POTIGUAR DE CULTURA REALIZA ENCONTRO EM GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO


O Fórum Potiguar de Cultura (FPC) segue o fluxo da interiorização e realiza, no dia 1º de maio, o VI Encontro do Fórum Potiguar de Cultura, na cidade de Governador Dix-Sept Rosado. A reunião segue pautando o Sistema de Financiamento à Cultura dessa vez com três focos: implementação do Fundo Estadual de Cultura; uso e melhorias na Lei de Incentivo Câmara Cascudo e a criação de um Conselho Estadual de Políticas Culturais. A atividade será promovida na Câmara Municipal de Governador Dix-Sept Rosado, das 08h às 17h30.
Pela manhã o tema da mesa de abertura será: Cultura - Financiamento e Mercado com os convidados Geraldo Maia, representante do Pro Fórum, e Haroldo Maranhão, Secretário de Cultura de Parnamirim. À tarde o tema será voltado para a participação social, com uma fala introdutória de Tereza Oliveira, assistente social do Centro de Atenção Psicossocial II e professora do curso de Serviço Social da Unifacex, e apresentação de uma proposta de projeto de lei para instituição do Conselho Estadual de Políticas Culturais, feita por uma comissão do Fórum Potiguar de Cultura.

“A criação do conselho é um pilar estruturante dentro do Sistema Estadual de Cultura e um avanço para o setor, uma vez que um Conselho atuante tem a função de ser interlocutor entre sociedade civil e gestão executiva. É um órgão tutor do orçamento, norteador para a tomada de decisões e diretrizes. Neste sentido a atuação do conselho pode garantir o cumprimento dos marcos legais do segmento. No caso da Cultura, Lei do Fundo Estadual da Cultura, Lei Câmara Cascudo, Lei do Livro e Leitura, Lei do Reconhecimento do Patrimônio Vivo, que garante obras visuais em prédios públicos e privados”, explica Tatiane Fernandes, produtora cultural e integrante da Comissão Executiva do Fórum Potiguar de Cultura.

A participação de produtores, artistas, gestores, arte-educadores e os mais diversos agentes e atores culturais do estado é aberta, gratuita e fundamental para a realização e êxito de ações coletivas e autogestionárias. Para participar basta se inscrever no link: https://docs.google.com/forms/d/1H422nsUKF0ue2a9a0fo7frND3eB8JjqRh9QxFcYUWUs/edit

SOBRE FÓRUM POTIGUAR DE CULTURA 

Criado em 2011, o Fórum Potiguar de Cultura é uma organização da sociedade civil com participação de artistas, produtores, redes setoriais, grupos e movimentos culturais, que tem se proposto a ser um espaço para dialogar questões relacionadas à produção, gestão e política cultura no âmbito estadual.

Sua atuação tem sido através de promoção de encontros e espaço de diálogos. Em 2012, através da realização do primeiro Encontro Potiguar de Cultura gerou a “Cartilha de Diretrizes para a Cultura Potiguar”. Em 2014, realizou um debate entre os candidatos ao governo estadual e tomou a iniciativa de indicar ao eleito uma lista tríplice com nomes para a gestão da área. Também foi responsável pela realização do terceiro, quarto e quinto Encontro Potiguar de Cultura, em 2016, 2018 e fevereiro de 2019, nos quais foi gerada uma proposta para o Sistema de Financiamento Cultural, que vem sendo discutido desde então.

Serviço:
VI Encontro do Fórum Potiguar de Cultura
1º de maio – das 08h às 17h30
Câmara Municipal de Governador Dix-Sept Rosado (Rua Manoel Joaquim, 70 – Cigana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas