Pousada Aconchego

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

SÃO GONÇALO OFERTA QUALIFICAÇÃO NO PROJOVEM URBANO


Os jovens de São Gonçalo do Amarante, cidade da região metropolita de Natal, já podem se inscrever para as turmas do Programa Nacional de Inclusão de Jovens -Projovem Urbano, que além de oferecer a formação básica no modelo de Educação de Jovens e Adultos, proporciona aos participantes ensino profissionalizante. No total estão sendo disponibilizadas 200 vagas e podem participar jovens com idade entre 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o Ensino Fundamental. As inscrições seguem até o dia 8 de março.
Neste ano, através do regime de colaboração, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura conta com a parceria da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante na realização do programa. As inscrições estão sendo realizadas em duas comunidades. Em Massaranduba, os interessados devem procurar a escola municipal Maria Rufina, local onde acontecerão as aulas do Projovem. Já na comunidade de Uruaçu, os alunos devem procurar a escola municipal Joaquim Vitor, que também sediará as aulas. Para se inscreve é necessário apresentar, cópia e original, dos seguintes documentos: RG, CPF, histórico escolar, comprovante de residência atual e uma foto 3X4.
Cada turma terá 100 matriculados. Além dos conteúdos do ensino fundamental, os alunos terão formação profissional. “Observando a potencialidade econômica da região, que é a presença do aeroporto internacional, as duas turmas ofertarão, na qualificação profissional, o curso de turismo e hospitalidade”, explicou Rosiane Andrade, coordenadora geral do Projovem no âmbito da SEEC.
Os alunos matriculados vão receber fardamento, material de estudo, alimentação e os participantes que tem filhos de 0 a 8 anos poderão levar suas crianças para serem atendidas na sala de acolhimento do núcleo, durante o horário de aula.
Aulas
Com previsão para início das aulas na primeira quinzena de março, o curso tem duração de 18 meses ininterruptos, com carga horária de duas mil horas. “Os jovens atendidos pelo programa encontram um caminho para retornar aos estudos e, ao mesmo tempo, conseguem ter a chance de conseguir um emprego, graças a vertente profissional que o curso tem. É uma grande oportunidade para eles ingressarem no mercado de trabalho”, frisou Dayse Oliveira, Subcoordenadora de Educação Jovens e Adultos da SEEC.
Atualmente, duas turmas estão com o curso sendo realizado, ambas em Nísia Floresta, sendo uma na escola estadual Nísia Floresta, onde os alunos cursam turismo e hospitalidade, e outra no presídio de Alcaçuz, que conta com uma turma de apenados estudando administração.
Saiba mais
O ProJovem Urbano é um programa do Governo Federal, com contrapartida do Estado, destinado a jovens de 18 a 29 anos que apesar de alfabetizados não concluíram o ensino fundamental. O Projeto Pedagógico Integrado – PPI do Programa prevê a articulação de três dimensões: a formação básica no ensino fundamental por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos; a qualificação profissional inicial composta de formação técnica geral e de formação técnica específica; e a formação para a participação cidadã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas