Pousada Aconchego

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Despachante preso na Holanda após toneladas de pó apreendidas

FOTO: OM/DIVULGAÇÃO

Um agente alfandegário de 37 anos foi preso, no Porto de Roterdã, na Holanda, sob a suspeita de envolvimento no transporte de cocaína embarcada no Porto de Natal. Junto com a prisão, foram apreendidos, de acordo com o Ministério Público da Holanda (OM), 1.500 quilos da droga dentro de um contêiner com mangas. O recipiente, conforme confirmou a Receita Federal, partiu do Rio Grande do Norte.
A prisão do homem que teve a identidade preservada pelo OM aconteceu no último dia 13. Na mesma data, a Polícia Federal apreendeu, no Porto de Natal, mais de duas toneladas de Cocaína. Um dia antes, foram apreendidos 1.275 quilos da droga no mesmo terminal.
Desde o fim de 2018, vários lotes de cocaína foram detectados no Porto de Roterdã durante várias inspeções. De acordo com o OM, “tudo começou com uma grande apreensão de cocaína em meados de dezembro. Em seguida, várias outras capturas seguiram, variando em quantidades de alguns quilos a 2,5 toneladas”.
Embora o OM cite dezembro como o gênese dos casos, em meses anteriores várias apreensões aconteceram. Em outubro, por exemplo, uma apreensão em Roterdã foi descrita pelo próprio órgão como surpreendente. “A Alfândega interceptou um lote de cocaína de 1300 quilos, com um valor de cerca de 30 milhões de euros (hoje, mais de 127 milhões de reais). Isto foi encontrado em um recipiente com blocos congelados de fígado de galinha. A cocaína estava escondida entre paletes com carne de frango”.
Até o tanque de gasolina de um carro de luxo serviu para esconder da droga. No recipiente de uma Lange Rover foram encontrados 42 quilos de cocaína.
Em novembro passado, o fruto que o Rio Grande do Norte mais exportou também foi usado para esconder a droga. No total, 2,5 toneladas de cocaína estavam em um contêiner com melões de um navio que partiu do mar brasileiro. No mesmo mês, 600 quilos da droga estavam misturados a bananas que a Holanda importou também da América do Sul.
A descoberta no contêiner com bananas feita em novembro nem se compara com as sete toneladas apreendidas em uma única ação de 2017, ano em que as apreensões de cocaína diminuíram na Holanda, junto a uma carga também sul-americana.
No ano passado, a Holanda interceptou, de acordo com o OM, uma quantidade recorde de cocaína. Um total de 18.947 quilos foi encontrado, mais do que o triplo de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas