Pousada Aconchego

sábado, 10 de novembro de 2018

Checklist Enem 2018: Veja dicas do que fazer no dia de prova


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá seu segundo dia de prova em 11 de novembro. Neste momento, é importante driblar o nervosismo para dar espaço à responsabilidade e à organização. Afinal de contas, é necessário que os candidatos não se esqueçam de pequenos detalhes que podem contribuir com a confiança e tranquilidade no dia do exame.
Desde o surgimento do Enem no país, há quase vinte anos, os históricos casos sobre candidatos que perdem a hora, esquecem documentos ou até mesmo materiais obrigatórios para realização da prova voltam à tona para servir de alerta. Sendo assim, o Diretor de Ensino e Inovações do SAS, Ademar Celedônio, aconselha “Os candidatos precisam estar atentos às exigências do ENEM, evitando momentos de estresse que possam prejudicá-los durante a prova”.
Pensando nisso, o SAS preparou um “checklist” para ajudar os estudantes neste momento acadêmico tão importante. A base de todas as dicas é tentar deixar tudo o que for levar separado pelo menos um dia antes e, assim, evitar surpresas e atrasos.
Confira as dicas:
Cartão de Confirmação
É essencial checar o local da prova no cartão de confirmação da inscrição do Enem. É possível imprimir ou conferir no site do exame. Levá-lo não é obrigatório, porém é recomendável que o candidato leve para eventuais consultas.
Documento de Identificação
O candidato deverá comparecer ao exame com um documento de identificação oficial com foto. Os documentos aceitos são carteira de identidade (RG), de motorista (CNH), o passaporte e até mesmo a carteira de trabalho. O Cadastro de Pessoa Física (CPF), carteira de estudante, crachás e documentos ilegíveis não serão aceitos.
Proibido o uso de lápis e borracha
O ENEM só permite o uso de canetas esferográficas de cor preta e material transparente, então para que você possa realizar o exame com tranquilidade, leve duas. Se uma falhar, você não enfrentará problemas.
Celular e outros itens tecnológicos não permitidos
O uso de celular é estritamente proibido durante a prova, assim como o de relógio, inclusive o analógico. Se você não puder deixá-los em casa, no local de prova, os fiscais do Enem entregarão sacos porta-objetos que deverão permanecer lacrados até o final do exame.
Saia cedo de casa
No dia do exame, saia mais cedo de casa, com certa folga no horário, para o caso de ocorrer algum imprevisto.
Alimente-se bem antes de sair de casa e ao retornar
As provas são longas e é fundamental que o candidato esteja preparado não só mentalmente, como fisicamente para o exame. Mas não se preocupe, também é possível levar alimentos para serem consumidos durante a prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas