Pousada Aconchego

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Uso de canudos plásticos está proibido no RN

O governador Robinson Faria proibiu o uso de canudos plásticos em estabelecimentos comerciais do estado. A Lei Nº 10.439, de 16 de outubro de 2018, foi publicada no Diário Oficial do Rio Grande do Norte desta quarta-feira, 17.
A “Lei entra em vigor 180 dias após a data de publicação”. Ficou determinada a “aplicação de multa nos casos de descumprimento” e também a autorização para os comerciantes “manterem uma reserva ativa de canudos plásticos individuais para uso específico de pessoas com deficiência”.
Quando ainda era um Projeto de Lei em tramitação na Assembleia Legislativa, a medida colocou o estado no debate mundial.
O problema apontado e debatido mundialmente está no mal que o plástico provoca no meio ambiente. O polipropileno e o poliestireno, materiais dos quais geralmente são feitos os canudos, não são biodegradáveis. Uma vez descartados, tendem a ficar no ambiente, desintegrando em pedaços menores, que acabam sendo comidos por animais, provocando então mortes, inclusive no mar. Uma opção que está sendo adotada é substituir o canudo de plástico por canudos de papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas