Pousada Aconchego

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Circuito dissemina no interior vantagens e benefícios do sistema fotovoltaico



As vantagens e os principais benefícios da energia fotovoltaica estão sendo disseminadas em todo o estado através do Circuito RN Solar, evento idealizado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte com o patrocínio do Banco do Nordeste, agente financeiro que tem uma linha de crédito específica para energia solar na área de abrangência do banco. O primeiro evento aconteceu na noite de quarta-feira (24), na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Currais Novos, região do Seridó norte-rio-grandense. Nesta sexta-feira (26), também a partir das 18h30, a apresentação do Sebrae e Banco do Nordeste será na Casa do Empresário, em Caicó. Segundo a gerente da Unidade de Desenvolvimento da Indústria do Sebrae-RN e gestora do Programa RN Solar, Lorena Roosevelt Lima Alves, o objetivo do circuito é disseminar informações, para o maior número de empresas em todos os escritórios regionais e suas respectivas áreas de abrangência, sobre a viabilidade técnica e econômica para a instalação de sistemas fotovoltaicos em pequenos negócios. “A ideia é sensibilizar os empresários, com base em informações consistentes. Antes de tomar a decisão de instalar, o empresário precisa avaliar variáveis que envolvem questões econômicas e técnicas, que vão desde a sua capacidade de acesso ao crédito junto ao agente financeiro até aspectos da própria gestão do negócio, como o planejamento e a visão de futuro da empresa” explica Lorena Roosevelt.
Em novembro a programação de eventos do circuito prossegue a partir do dia 06 no escritório regional do Sebrae do alto oeste, em Apodi. No dia seguinte, também à partir das 18h30, o evento acontecerá em Pau dos Ferros. Posteriormente, no dia 13, será a vez dos empresários da região do Mato Grande conhecerem detalhes do Programa RN Solar na sede do escritório regional do Sebrae, em João Câmara. No dia 19, em Santa Cruz, a apresentação será a partir das 18h30 no Teatro Candinha Bezerra. No dia 22, também às 18h30, o Vale do Açu sedia o evento no escritório regional do Sebrae. Em Mossoró a apresentação fará parte da programação do III Fórum Onshore Potiguar, no Hotel Garbos e dia 29 o evento será no escritório do Sebrae, em Nova Cruz, no agreste potiguar.
Além de esclarecimentos sobre dúvidas relativas à viabilidade, durante o circuito serão realizadas simulações através de uma calculadora solar, desenvolvida pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e o Centro de Tecnologia do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), na qual é possível dimensionar o tamanho do sistema. Técnicos do Banco do Nordeste apresentarão a linha de crédito FNE Sol. Ao final de cada evento, está programado um network entre quem deseja instalar sistemas e quem tem o sistema para oferecer, promovendo assim uma aproximação comercial.
Energias renováveis
O Programa RN Solar é executado através de uma parceria entre a Comissão Temática de Energias Renováveis – COERE, o Sistema Fiern, o Banco do Nordeste, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) e o Centro de Tecnologia do Gás e Energias Renováveis (CTGAS. O programa tem como um dos seus principais objetivos promover o crescimento e a capacidade instalada para geração distribuída de energia solar, bem como fortalecer a cadeira produtiva do setor de energia solar fotovoltaica e estimular a criação e o desenvolvimento de empresas inovadoras, a partir de fontes renováveis.
Os beneficiários diretos são os consumidores, as empresas prestadoras de serviços de montagem, instalação e engenharia e as empresas que desenvolvem equipamentos e componentes para o setor. “É imprescindível unir positivamente vocação natural à capacidade empreendedora das pessoas, aproveitando todos os benefícios que podem gerar para os pequenos negócios na ampliação de mercados e na economia de energia. O Rio Grande do Norte possui vocação natural para geração de energia e o atual momento aponta favoravelmente para as energias renováveis”, conclui a gestora do RN Solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas