Pousada Aconchego

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

ATLETAS PARAOLÍMPICOS DE EXTREMOZ CONQUISTAM MEDALHAS EM COMPETIÇÕES OFICIAIS


Nos dias 18 e 19 de agosto os atletas Renner Luís e Mariana Vitória participaram VII Jogos Paradesportivos Escolares e Jogos Abertos Paralímpicos do Rio Grande do Norte, evento organizado pela Secretária Estadual de Esporte e Lazer do RN.
Os atletas representaram o município na modalidade de Bocha Paralímpica, praticada por pessoas com deficiência de elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas.
A inclusão à prática paradesportiva faz parte do Projeto Extremoz Paralímpica da Secretária Municipal de Educação coordenado pelo professor de Educação de Física João Paulo Vicente da Silva. O professor destaca que: “observamos a necessidade de implementação do Projeto Extremoz Paralímpica, tendo em vista, a carência de atividades paradesportivas para as pessoas com deficiência, ou seja, indivíduos que passam a maioria do seu tempo ociosos e com sérios riscos de vulnerabilidade social, assim, evidenciamos a possibilidade de minimizar esse problema social que afeta as pessoas com deficiência do nosso município e consequentemente compromete o desenvolvimento da cidade. Destarte, nosso desejo é reverter essa situação, oportunizando o acesso ao paradesporto em diversas modalidades, educação e inclusão social”.
O objetivo do PEP é Democratizar o acesso à prática paradesportiva de forma a promover o desenvolvimento integral da pessoa com deficiência, melhoria da qualidade de vida e formação para a cidadania.
Resultados: “Em menos de 2 anos de implementação do PEP, os resultados impulsionam. Em 2017 o aluno/atleta Renner da Escola Municipal Profª. Vera Lúcia Gonçalves conquistou o 3º lugar nos VI Jogos Paradesportivos Escolares do RN e classificado para as Paralimpíadas Escolares em São Paulo-SP, onde obtive o 5º lugar numa chave de 16 atletas. Em 2018 no campeonato Escolar conquistamos o 3º lugar e no Aberto 2º lugar. Mais uma vez o aluno Renner foi classificado para representar nosso município em São Paulo nas Paralimpíadas Escolares, evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB.
Já atleta Mariana Vitória do Centro de Educação profissional e Ambiental Escola das Dunas, na mesma competição conquistou o 5º lugar no escolar e no aberto foi premiada como atleta destaque. O professor João Paulo enfatiza: “Estou muito feliz pela superação, empenho e conquistas de todos envolvidos no projeto e agradece todo apoio recebido pelos amigos que fazem parte da SME e pela Prefeitura de Extremoz através da Secretaria Municipal de Educação”.
 “Estamos apenas começando a escrever uma história de muitos capítulos... Observamos um olhar de esperança e superação da comunidade escolar. Essa mudança da percepção sobre a pessoa com deficiência, nos faz refletir sobre a importância da Educação Física escolar e seu impacto no processo de inclusão e transformação da realidade”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas