Pousada Aconchego

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Programa RN Solar dá às microempresas oportunidade de gerar a própria energia


O Sebrae lançou na manhã desta quinta-feira, 3, um projeto denominado de RN Solar com o objetivo de expandir a utilização de energia fotovoltaica entre as pequenas empresas potiguares. O programa é benquisto por microempresários presentes ao lançamento, na sede da instituição, na zona sul de Natal.
É que conforme dito por Lorena Alves, gestora do RN Solar, “o estado tem um potencial muito grande de energia, mas ainda a utiliza pouco”. O programa pretende diminuir esse desperdício com a utilização da energia fotovoltaica, que vem despontando no estado que tinha até o último 25 de abril, de acordo com Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), 398 sistemas fotovoltaicos ligados à rede elétrica. Número que deve aumentar com o projeto.
“O próprio consumidor vai poder gerar sua energia. Isso traz oportunidades de negócio para as pequenas empresas, tanto para aquelas que fornecem equipamentos e serviços de instalação como também para as que querem instalar o sistema, pois economizarão energia”, ressaltou a gestora.
Sebastião Calda é um dos empresários presentes no lançamento do RN Solar. Para ele, o programa é “mais viável do que em qualquer outro estado”. “Nós temos uma das maiores irradiações solar do Brasil. Então, se em algum lugar a energia solar é ideal, o Rio Grande do Norte é esse local”, comentou o microempreendedor.
Para aderir ao RN Solar, o microempresário precisa ir ao Sebrae para estudar a viabilidade de instalação do sistema fotovoltaico. “Aqui nós o orientaremos e vamos ajudá-lo também na busca por um agente financeiro, um banco que possa financiar esse investimento”, explicou Lorena Alves.
Dentre as vantagens de instalar placas solares na própria empresa estão, de acordo com a gestora, “a economia na conta, o comprometimento com o meio ambiente, pois se trata de uma energia renovável, e a certeza de uma fonte inesgotável e de presença abundante no RN: o sol”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas