Pousada Aconchego

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Agência Nacional de Aviação lança ferramenta sobre mercado de transporte aéreo

Hélvio Romero/ AE

Pela nova Consulta Interativa – Indicadores do Mercado de Transporte Aéreo -, ferramenta pública de pesquisa lançada este mês pela Agência Nacional de Aviação (ANAC), Natal é a quarta capital entre as nove do Nordeste em pousos e decolagens de passageiros, sejam eles oriundos de voos domésticos ou internacionais.
Voltado para estudiosos, especialistas, aficionados em aviação civil, executivos do setor aéreo, jornalistas e público em geral, a ferramenta está no ar pelo portal da ANAC desde o último dia 9 para quem quiser consultar e analisar informações do mercado de transporte aéreo.
A plataforma Consulta Interativa – Indicadores do Mercado de Transporte Aéreo, disponibilizada na seção “Dados e Estatísticas” da página “Mercado do Transporte Aéreo” no portal da Agência Nacional de Aviação Civil mostra informações como Tarifa Aérea Média Doméstica, Yield Tarifa Aérea Médio Doméstico (valor pago por km pelo passageiro), proporção de assentos vendidos por faixas de preços, número de passageiros pagos transportados, número de decolagens, quantidade de toneladas de carga e correio transportada, taxa de aproveitamento dos assentos das aeronaves e participação de mercado por empresa.
Por ele é possível saber, por exemplo, que o aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, recebeu metade dos voos domésticos de Fortaleza, o terceiro maior destino do Nordeste depois Salvador e Recife – respectivamente com pouco mais de 1,4 milhão e 1,3 milhão de passageiros em 2018. Natal recebeu 427,5 mil passageiros entre pousos e decolagens, enquanto o aeroporto de Fortaleza recebeu quase 997 mil passageiros este ano.
Outra entre tantas informações interessantes fornecidas pelos filtros da ferramenta indica o número de passageiros estrangeiros pelos aeroportos do Nordeste este ano. Enquanto Recife e Salvador lideram com pouco mais de 86 e 85 mil passageiros chegando e partindo em voos internacionais, Fortaleza registra pouco mais de 44 mil, enquanto Natal fica em quarto lugar com pouco mais de 22 mil ou 8,31% de todos os terminais do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas