Pousada Aconchego

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Postos de combustíveis em Natal devem aplicar novo valor até a 6a feira

Foto: Canindé Santos
Por: Portal JH

A partir de hoje, os motoristas podem se preparar para aumentar os gastos, se quiserem continuar circulando com seus veículos, pois o preço do combustível aumentou, repentinamente. Alegando que a falta de reajustes estava prejudicando  a empresa financeiramente, a Petrobrás anunciou, ontem, o reajuste de 6,6% para a gasolina e de 5,4% para o diesel nas refinarias da companhia em todo o país. O novo valor já entrou em vigor nesta quarta-feira (30), porém, nos postos de Natal a previsão é de que o reajuste seja feito até a sexta-feira.
A notícia da mudança surpreendeu os motoristas, que não contavam com o reajuste e o acham alto e desnecessário. Para o auditor fiscal José Lemos, o aumento no valor do combustível é injusto com a população. “Esse aumento é injusto e quem sofre com isso são os consumidores, que vão ter que lidar com mais esse aumento em seus orçamentos. Em relação ao Rio Grande do Norte, nada justifica o valor ser tão alto, mesmo antes do reajuste, pois pelo fato de o RN ser um grande produtor, a gasolina aqui não deveria ser tão cara, como sempre foi, e agora, aumentar ainda mais”, afirmou José Lemos.
A Petrobrás informou em nota oficial que o reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da Companhia, com o objetivo de alinhar o valor dos derivados aos praticados no mercado internacional. No entanto, para a população, o aumento é abusivo.
Segundo o microempresário Jean Wagner, os mais prejudicados com o aumento do combustível serão os motoristas. “Eu acho esse aumento um absurdo, pois o combustível já é caro, independente de ser gasolina, diesel ou álcool, e esse reajuste vai pesar ainda mais no bolso dos motoristas. A manutenção de um carro já não é nada barata, e arcar com combustível ainda mais alto, fica complicado. Não tem necessidade disso”, afirmou Jean.
Apesar de o reajuste entrar em vigor a partir de hoje, a maioria dos postos de Natal, os valores ainda não foram alterados. Segundo o gerente de um dos postos da cidade, que não quis se identificar, os valores mudarão quando houver mais compra nas refinarias. “O proprietário do posto ainda não autorizou o aumento, e provavelmente, só acontecerá quando ele fizer nova compra de combustível, pois as refinarias já irão repassar com o valor mais alto”, disse o gerente.
De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista dos Derivados de Petróleo do Rio Grande do Norte (Sindipostos), Antônio Sales, até a próxima sexta-feira (1), os postos de gasolina já estarão aplicando os valores reajustados. “Muitos postos ainda têm estoque de combustível, mas dentro de dois dias, novos pedidos já devem ser feitos às distribuidoras. Ainda não sabemos por quanto o combustível será repassado aos proprietários dos postos de gasolina, pois o reajuste anunciado pela Petrobrás é referente às refinarias. Já o valor que elas irão repassar será diferenciado, podendo ser menor. Além disso, o valor não será unificado. Os postos aplicarão valores diferenciados entre si”, afirmou o presidente do Sindipostos, Antônio Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas