Pousada Aconchego

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Moradores da Guarita sofrem com descontinuidade de coleta





Os moradores da comunidade da Guarita, no bairro do Alecrim, convivem há meses com um verdadeiro lixão provocado pelas irregularidades na coleta domiciliar, que não tem sido feita três vezes por semana, como deveria ser. A rua Vereador Pereira Pinto, que dá acesso à estação de trem do bairro é constantemente ‘interditada’ por um grande acúmulo de lixo, jogado pelos próprios moradores do bairro, que o fazem em virtude de o caminhão de lixo não passar em todas as ruas da comunidade.
Segundo os moradores, é necessário jogar o lixo na rua ‘principal’ para que o pessoal da Urbana possa ver, pois nas ruas mais distantes, os próprios garis não descem para fazer a coleta. O acúmulo do lixo é tão grande, que até catadores de lixo estão indo até o local para tentar coletar alguns tipos de materiais. No entanto, a situação incomoda principalmente os moradores da rua, que sofrem com o odor constante e com insetos e outros animais que são atraídos pela sujeira.
O lixão a céu aberto fica praticamente na porta da moradora Laura Araújo, que sofre diariamente com esse inconveniente. “Viver desse jeito é um risco à nossa saúde, pois tem tapuru na minha porta, moscas, ratos, baratas e morcegos pra todo lado. Não podemos comer de porta aberta e nem nos sentamos nas calçadas porque o fedor é insuportável. O pessoal de outras ruas vem jogar aqui e esse problema não acaba nunca. Há meses esse lixo se acumula na minha porta e passar mais um natal assim, ninguém merece”, disse Laura Araújo.
A última coleta de lixo, de acordo com os moradores, foi realizada há cerca de 15 dias e, ainda assim, o trabalho não foi feito em todas as ruas. De acordo com a moradora Érika da Silva, mesmo com as ligações e reclamações feitas para a Urbana, nenhuma solução definitiva é tomada. “A gente sempre liga, faz denúncias e eles alegam que o caminhão não desce a rua Vereador Pereira Pinto e não entra nas outras porque são estreitas. Mas isso não é verdade, e mesmo se fosse, isso não impede que os garis venham a pé retirar o lixo. A Urbana já ficou um mês sem fazer a coleta aqui, e a situação ficou horrível tanto para quem mora e pra quem precisa passar para ir pra estação de trem. Eles demoram muito pra vir, e quando vem, o lixo já está tomando conta de toda a rua. Só queremos que eles façam a coleta regularmente e em todas as ruas, só isso”, disse Érika da Silva.
Para tentar solucionar o problema, o presidente da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), João Bastos, afirmou que ainda hoje solicitará a coleta de lixo para o local. “Entrarei em contato ainda hoje com a empresa Líder, responsável pela coleta na Guarita, solicitando que a coleta seja feita o quanto antes. Também vou averiguar a situação, a respeito da irregularidade no serviço, que os moradores dizem não ser feito há 15 dias. Na próxima semana, vou verificar a rota feita pelos caminhões, através do GPS para saber o que, de fato, está acontecendo”, afirmou o presidente da Urbana, João Bastos.
Operação Limpa Natal
Com o problema de acúmulo de lixo e as paralisações dos garis há alguns  meses devido à falta de pagamento da Prefeitura, a capital potiguar passa por um sério problema de limpeza urbana, e para tentar reverter a situação o quanto antes, a Urbana está realizando a Operação Limpa Natal, um mutirão que seria realizado na cidade nos últimos quatro finais de semana do ano.
No entanto, neste fim de semana, o serviço está suspenso, devido às festividades natalinas, como afirmou João Batos. “Suspendemos a operação neste final de semana por causa do feriado, pois como na segunda-feira (24) é ponto facultativo, muitos funcionários dessas empresas se dispersariam para viajar e aproveitar as festividades. Mas na próxima quarta-feira (26), retomaremos normalmente a operação que terá continuidade na zona Sul de Natal”, disse João Bastos.
Portal JH
Fotos: Canindé Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Post Top Ad

Páginas